Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4426
Título: Sertão Homérico: o ciclo épico do folheto nordestino
Autor(es): Queiroz, Mylena de Lima
Palavras-chave: Folheto Nordestino
Épica
Literatura de Cordel
Literatura Popular
Data do documento: 18-Jul-2014
Resumo: Esta monografia tem como objeto de estudo folhetos nordestinos do ciclo épico, com ênfase em duas obras de Leandro Gomes de Barros, cordelista nascido em Pombal - PB, intituladas "A História de Juvenal e o Dragão" e "A vida dos guabirabas", visando investigar os elementos épicos no que diz respeito ao espaço retratado assim como no que se trata da composição poética dos folhetos. Debruçamo- nos principalmente sobre aspectos relacionados à cultura sertaneja para estabelecermos relações à cultura literária da Grécia de Homero, observando os poetas populares do Nordeste brasileiro que elaboram e propagam a poesia dos folhetos nordestinos, assim como fizeram os Aedos, como reformuladores, propagadores e mantenedores de tradições. Embasamo-nos, para tal, em Anazildo Vasconcelos da Silva(1897), Darcy Ribeiro (1995), Gustavo Barroso (1923), Idelette Muzard (1999), Mircea Eliade (1992), Paul Zumthor (2010), dentre outros.
Descrição: Queiroz, M. de L. Sertão Homérico: o ciclo épico do folheto nordestino. 2014. 59f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras - com habilitação em Língua Portuguesa)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4426
Aparece nas coleções:23 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mylena de Lima Queiroz.pdfMylena de Lima Queiroz1.33 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.