Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4482
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorOliveira, Raquel Lima Araújo de-
dc.date.accessioned2014-07-29T13:40:45Z-
dc.date.available2014-07-29T13:40:45Z-
dc.date.issued2014-07-29-
dc.identifier.otherCDD 372.623-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4482-
dc.descriptionOLIVEIRA, R. L. A. de. Atividades de reescrita: práticas e possibilidades. 2014. 55f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Interface Teórico-Prática para o Ensino de Língua e Linguística)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem o objetivo de indicar como estratégias de reescrita podem contribuir para o aprendizado efetivo da escrita. Para isto, partimos do pressuposto de que é importante que o professor compreenda que a escrita faz parte de um processo e que as atividades de correção e avaliação devem, prioritariamente, direcionar o aluno a reescrever seu texto para que fique adequado ao gênero e, consequentemente, à situação comunicativa proposta. Por isso, apresentamos conceitos relacionados à avaliação, reescrita, gêneros e sequência didática, por entendermos que se faz necessário compreender os múltiplos aspectos que envolvem o aprendizado da escrita. Tendo como fundamentação teórica Marcuschi (2012), Schneuwly, Noverraz e Dolz (2004), Menegassi (2013), Serafini (1998), Bazerman (2005,2007) entre outros, explicitamos como acontecem as avaliações dos textos pelo professor e quais as possibilidades de aplicar estratégias de reescrita para a atividade de escrever seja bem sucedida. Para tanto, apresentamos o desenvolvimento do projeto de leitura e produção do gênero Memórias Literárias Lembro como se fosse hoje, que aconteceu na EEEFM Ivan Bichara Sobreira, no município de Lagoa de Dentro – PB, analisamos as alterações entre a versão inicial e final do texto elaborado por uma das alunas participantes do projeto e interpretamos as respostas de três alunas sobre o aprendizado adquirido no decorrer do projeto. Ao fim da pesquisa, constatamos que ao serem incentivadas a revisar seus textos, as alunas demonstram compreender a importância da reescrita no processo de escrita de seus textos.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Luana Francisleyde Pessoa de Fariaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGênero textualpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectReescritapt_BR
dc.titleAtividades de reescrita: práticas e possibilidadespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:III - ITPELL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Lima Araújo de Oliveira.pdfRaquel Lima Araújo de Oliveira952.66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.