Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4485
Título: A literatura pelo viés lúdico: potencializando interações e aprendizagens
Autor(es): Luna, Pollyana Tomaz
Palavras-chave: Literatura infantil
Leitura
Lúdico
Aprendizagem
Data do documento: 31-Jul-2014
Resumo: Este trabalho traz uma discussão em torno da leitura do texto literário infantil, marcado por uma linguagem lúdica, estimulando a imaginação e a criatividade. Tem como objeto de estudo o poema “Trem de Ferro” de Manuel Bandeira, através do qual se analisa, na relação forma e conteúdo, as possibilidades que o aspecto lúdico traz à literatura e a sua importância para o desenvolvimento intelectual da criança leitora. O direcionamento deste trabalho está em compreender a atividade lúdica como um instrumento a ser adotado na sala de aula para incentivar a leitura prazerosa, dinâmica e divertida, potencializando as formas de aquisição de conhecimentos. Isso porque o lúdico tende a criar uma situação privilegiada de aprendizagem na qual o desenvolvimento pode alcançar níveis mais complexos, exatamente pela possibilidade de interação em uma situação imaginária. A discussão adota como referencial os apontamentos teóricos de COELHO (2000), ZILBERMAN (1985), LAJOLO (1997), DIAS (2001), dentre outros.
Descrição: LUNA, P. T. A literatura pelo viés lúdico: potencializando interações e aprendizagens. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4485
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Pollyana Tomaz Luna.pdfPollyana Tomaz Luna572.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.