Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4485
Título: | A literatura pelo viés lúdico: potencializando interações e aprendizagens |
Autor(es): | Luna, Pollyana Tomaz |
Palavras-chave: | Literatura infantil Leitura Lúdico Aprendizagem |
Data do documento: | 31-Jul-2014 |
Resumo: | Este trabalho traz uma discussão em torno da leitura do texto literário infantil, marcado por uma linguagem lúdica, estimulando a imaginação e a criatividade. Tem como objeto de estudo o poema “Trem de Ferro” de Manuel Bandeira, através do qual se analisa, na relação forma e conteúdo, as possibilidades que o aspecto lúdico traz à literatura e a sua importância para o desenvolvimento intelectual da criança leitora. O direcionamento deste trabalho está em compreender a atividade lúdica como um instrumento a ser adotado na sala de aula para incentivar a leitura prazerosa, dinâmica e divertida, potencializando as formas de aquisição de conhecimentos. Isso porque o lúdico tende a criar uma situação privilegiada de aprendizagem na qual o desenvolvimento pode alcançar níveis mais complexos, exatamente pela possibilidade de interação em uma situação imaginária. A discussão adota como referencial os apontamentos teóricos de COELHO (2000), ZILBERMAN (1985), LAJOLO (1997), DIAS (2001), dentre outros. |
Descrição: | LUNA, P. T. A literatura pelo viés lúdico: potencializando interações e aprendizagens. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4485 |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Pollyana Tomaz Luna.pdf | Pollyana Tomaz Luna | 572.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.