Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4490
Título: O ensino de geografia na Escola Municipal José Tomaz de Aquino no município de Cuitegi - PB: dificuldades e propostas
Autor(es): Nascimento, Robéria do
Palavras-chave: Educação
Geografia
Ensino - aprendizagem
Data do documento: 31-Jul-2014
Resumo: Atualmente são muitas as críticas voltadas à qualidade do ensino no Brasil. Há uma inquietação constante por parte da sociedade e das instituições públicas em melhorar consideravelmente o ensino/aprendizagem nas escolas públicas. A geografia, como componente curricular é a disciplina responsável por acompanhar a sociedade em seus conflitos, mudanças, avanços e retrocessos, apresenta-se como uma disciplina fundamental na formação do cidadão. Esse trabalho monográfico tem como objetivo geral, enfatizar a importância do ensino de geografia, analisar as práticas pedagógicas utilizadas pelos professores de geografia do ensino fundamental, bem como, refletir sobre os principais desafios enfrentados pelos professores e alunos no âmbito escolar. Os objetivos específicos para alcançar o foco do trabalho são: avaliar a importância do ensino da geografia na educação básica; estudar a estrutura escolar e suas ramificações; analisar as práticas pedagógicas no ensino da geografia no município de Cuitegi/PB; identificar as dificuldades encontradas em termos de ensino/aprendizagem; e por fim, sugerir práticas educativas; e recursos que apresentem maior eficiência tornando as aulas dinâmicas e proveitosas possibilitando um aproveitamento no ensino/aprendizagem nas aulas de geografia. Os principais autores que embasaram as discussões aqui propostas foram: Azevedo (2004), que traz uma trajetória da educação pública no Brasil. Kimura (2008), por sua vez, faz um panorama do ensino de geografia na educação básica. Pontuschka (2007), a autora em suas discussões menciona a importância das metodologias adotadas ao ensino de geografia. Com realização desse trabalho de conclusão de curso foi possível o entendimento sobre a importância do ensino de geografia na formação de indivíduos críticos, e observar as diversas práticas pedagógicas adotadas em sala, onde essas metodologias se estruturam na construção do conhecimento dos alunos, demonstrando a fragilidade e as dificuldades desse ensino.
Descrição: NASCIMENTO, R. do. O ensino de geografia na Escola Municipal José Tomaz de Aquino no município de Cuitegi - PB: dificuldades e propostas. 2014. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4490
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Robéria do Nascimento.pdfRobéria do Nascimento1.49 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.