Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4501
Título: A poesia Drummondiana como veículo de crítica social: uma leitura de “O elefante e Áporo”
Autor(es): Suassuna, Josilene Fernandes
Palavras-chave: Realidade social
Criação poética
Consciência crítica
Data do documento: 31-Jul-2014
Resumo: Esse trabalho tem como objetivo analisar os poemas “O elefante” e “Áporo” de Carlos Drummond de Andrade e neles discutir os elementos que comprovam a preocupação do poeta com a realidade social, levando em consideração que esses poemas estão inseridos, na denominada Fase social, na qual o poeta desenvolve sua consciência crítica. A obra de Drummond dessa fase revela os dramas vivenciados pela sociedade, fazendo de sua criação poética, a porta-voz dos anseios dos seus semelhantes. Os poemas analisados possuem elementos nos quais se pode perceber uma inquietação do poeta em relação aos problemas da sociedade. Nessa inquietação, o poeta se sente no dever de denunciar o drama dos indivíduos, através da palavra expressa em sua poesia, a arma mais poderosa que possui, e dela se utiliza para defender os que lutam por um mundo melhor, onde se possa usufruir da liberdade. Para melhor compreensão da obra do referido poeta, realizamos uma pesquisa de cunho bibliográfico, fundamentando o trabalho nos estudos de vários teóricos, tais como; Achcar ( 2000), Barbosa ( 1988), Bosi ( 2006), Candido ( 2010), Moisés ( 2001), Moraes Neto (2007), Moriconi ( 2002), entre outros. Chegamos a conclusão de que o poeta Carlos Drummond de Andrade, um dos participantes do movimento modernista brasileiro,teve uma representação significativa para a nossa literatura, considerando a vasta produção ao longo de sua carreira e o desenvolvimento de temas importantes na sua criação poética.
Descrição: SUASSUNA, J. F. A poesia Drummondiana como veículo de crítica social: uma leitura de “O elefante e Áporo”. 2012. 35f. Monografia (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4501
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Josilene Fernandes Suassuna.pdf380.01 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.