Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4506
Título: Um canto lírico em Prado Adeliano: a poesia em palavras, silêncios e imagens
Autor(es): Pedrosa, Francineide Batista de Sousa
Palavras-chave: Criação Poética
Eu lírico
Cotidiano
Título
Data do documento: 31-Jul-2014
Resumo: No decorrer dos tempos e apesar de ter sofrido um processo de modificação, a poesia permaneceu na história e se fez lembrar na voz dos poetas que não desistiram de entoar seus cantos e escrever seus versos. Percebemos, nessa trajetória, que com as mudanças sociais e o advento da modernidade a poesia resistiu e persistiu e continua, em tempos atuais, a embalar as sensibilidades dos seres que a buscam como forma de deleite e instrumento de plenificação da alma. Muitos foram os percalços, e muitos também os poetas que se destacaram nesse caminho. Desse modo, optamos por abordar os poemas da poeta mineira Adélia Prado, por conter em seus versos as imagens simbólicas e os silêncios postos nas entrelinhas e/ou metaforizados por meio da palavra, elementos importantes de que necessitamos para nossa análise. O canto lírico adeliano é objeto fundante deste trabalho, que vem analisar a poesia em palavras, silêncios e imagens. Em meio às metáforas no campo da linguagem, trabalhar com elementos da criação poética, com subjetividades, a exemplo das imagens simbólicas nos remete a um tempo em que a voz feminina era silenciada pela força da sociedade e o que restava à mulher eram as vozes inauditas da poesia postas nos poemas através do eu lírico. Respaldamo-nos na pesquisa bibliográfica e dialogamos com autores como Candido (2004), Moisés (2003), Bosi (2000), Bachelard (1989; 1990; 2006), Nunes (2008), Hohlfeldt (2000), Miranda (2000), entre outros, a fim de trazer para o corpus deste uma discussão acerca dos poemas adelianos: “Janela”; “Sedução”; e “O Modo Poético”, ambos contidos no seu livro de estreia Bagagem, analisando a transcendência dos elementos do cotidiano e suas formas de metaforizar as palavras, por meio de silêncios e imagens.
Descrição: PEDROSA, F. B. S. UM Canto Lírico em Prado Adeliano: a poesia em palavras, silêncios e imagens. 2012. 57f. Monografia (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4506
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francineide Batista de Sousa Pedrosa.pdf486.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.