Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4507
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fernandes, Maria das Graças Barreto | - |
dc.date.accessioned | 2014-07-31T17:12:17Z | - |
dc.date.available | 2014-07-31T17:12:17Z | - |
dc.date.issued | 2014-07-31 | - |
dc.identifier.other | CDD 407 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4507 | - |
dc.description | FERNANDES, M. G. B. A perspectiva do gênero textual associada à produção de textos em LDP. 2012. 44f. Monografia (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012. | pt_BR |
dc.description.abstract | No presente trabalho, de caráter bibliográfico e analítico, objetivou-se realizar um estudo acerca da presença de gêneros textuais associada à produção de textos em Livros Didáticos de Português, com o intuito de observar se os gêneros são trabalhados ou propostos em LDP e de que modo são realizados esses trabalhos. Pois, estudos e pesquisas, nessa área, têm revelado a importância que os gêneros textuais têm sobre o ato da comunicação. Desse modo, entende-se que, para a criação de um gênero ou o seu respaldo, faz-se necessário que os falantes conheçam as especificidades dos gêneros e a estrutura de cada um deles. Para que pudéssemos entender o processo pelo qual os gêneros textuais passaram nos LDP da década de 90 para a de 2000, foram selecionados quatro LDP publicado no período de 1994 até 2009. Para compreender a “evolução” dos LDP no que se refere à inclusão da noção de gêneros textuais, respaldamo-nos nos Parâmetros Curriculares Nacionais, que norteiam o ensino básico no Brasil, além de alguns estudiosos da área de Linguística Aplicada ao ensino, e, sobretudo, nas teorizações de Bakhtin para discorrer sobre gêneros textuais. O interesse pela realização desse estudo deu-se a partir da percepção da importância dos gêneros textuais para o ensino de língua, tendo em vista que, atualmente, os estudos nessa área consideram a língua em sua totalidade, e acreditam que o ensino de língua é mais eficaz quando parte de situações reais de comunicação, que são os textos, e, esses, por sua vez, realizam-se através de gêneros textuais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Carolina Coeli Rodrigues | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Gênero textual | pt_BR |
dc.subject | Produção textual | pt_BR |
dc.subject | Livro Didático | pt_BR |
dc.title | A perspectiva do gênero textual associada à produção de textos em LDP | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Maria das Graças Barreto Fernandes.pdf | 1.5 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.