Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4508
Título: Conceituações lukacsianas sobre a tipologia do herói [manuscrito]: Macabéa, uma heroína problemática
Autor(es): Oliveira, Sheyla Maria Lima
Palavras-chave: Análise Literária
Romance
Literatura Brasileira
Data do documento: 31-Jul-2014
Resumo: Este artigo tem como foco principal analisar o perfil problemático da personagem Macabéa, no livro da escritora Clarice Lispector: A hora da estrela, publicado em 1977. A abordagem mostrará o perfil problemático da heroína Macabéa que vive um conflito de inadequação, marcado pelas observações do narrador Rodrigo S.M., através do qual podemos focalizar o recurso ao fluxo de consciência tão presente nas obras lispectorianas. O romance será analisado à luz do conceito do herói problemático ou demoníaco formulados por Georg Lukács, presente na obra Teoria do romance (2000). Obra esta, que caracteriza o romance como um gênero intimamente associado ao advento da burguesia. Também utilizaremos, quando necessário, os conceitos de Walter Benjamin no ensaio O narrador (1994), no qual o filósofo nos fala do indivíduo isolado, angustiado e fragmentado, que está representado no romance moderno. Para Benjamin, o romance moderno nos faz questionar o sentido da vida, desencadeando, desta forma, novas técnicas de escrita como o fluxo de consciência, técnicas que são visivelmente utilizadas por Lispector. A análise, por conseguinte, se acercará do conceito da construção da identidade feminina a partir dos conflitos interiores de Macabéa. A obra em estudo ainda tematiza o conflito entre o “eu” e o mundo, dando voz às marcas de individualidade do sujeito, traço dominante no romance moderno. Assim, a trajetória da personagem Macabéa, impotente diante da realidade, será elucidada a partir de teorias pertinentes que marcam a escrita tanto psicológica como social de Clarice Lispector. Nossa pesquisa é de cunho bibliográfico.
Descrição: OLIVEIRA, S. M. L. Conceituações lukacsianas sobre a tipologia do herói [manuscrito]: Macabéa, uma heroína problemática . 2012. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4508
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sheyla Maria Lima Oliveira.pdf410.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.