Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4514
Título: Dôra Limeira: Abandono e Masoquismo em busca da ressignificação da dor
Autor(es): Oliveira, Maria Karoliny Lima de
Palavras-chave: Dôra Limeira
Feminino
Sexualidade
Data do documento: 1-Ago-2014
Resumo: O presente artigo tem como principal objetivo analisar, através de uma pesquisa bibliográfica, a personagem Elísia do livro da escritora paraibana Dôra Limeira,Arquitetura de um abandono (2003). O conto será analisado a partir dos pressupostos teóricos de Sigmund Freud em Três ensaios sobre a teoria da sexualidade e outros trabalhos (volumes VII, XIII, XVIII e XIX), tendo como auxílio algumas considerações do filósofo Michel Foucault em História da Sexualidade (1988). Também serão utilizadosos conceitos de Alfredo Bosi, presentes em sua obraO Conto Brasileiro Contemporâneo (1997), na qual o autor fala acerca do gênero literário e das transformações que o mesmo tem sofrido na contemporaneidade.A análisedo sujeito feminino será feita sob a abordagem de Antonio de Pádua Dias da Silva no livro Mulheres representadas na Literatura de Autoria Feminina: Vozes de Permanência e Poética da Agressão (2010), no qual o escritor retrata os obstáculos que as mulheres ainda se deparam nos dias atuais, aspecto que se reflete também na própria produção literária feminina. Partindo desse pressuposto, serão abordados durante esse trabalho os escritos de Dôra Limeira, analisando de que forma esses obstáculos são abordados em seus textos, levando em consideração os conflitos e as lutas de Elísia, que em meio às inadequações da vida se entrega ao abandono de si mesma. A menina sentia-se permanentemente apartada do mundo real. Em um mundo totalmente “cego”, encontrava-se sozinha, enquanto mulher, gorda e abandonada.
Descrição: OLIVEIRA, M. K. L. de. Dôra Limeira: Abandono e Masoquismo em busca da ressignificação da dor. 2014. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4514
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria Karoliny Lima de Oliveira.pdf786.74 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.