Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4516
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gadelha, Kílvia Pereira de Araujo | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-01T16:50:39Z | - |
dc.date.available | 2014-08-01T16:50:39Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.33 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4516 | - |
dc.description | GADELHA, K. P. A. Abordagens reflexivas sobre o ensino de língua portuguesa com uso de tecnologias. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Vivemos numa sociedade repleta de transformações em suas práticas sociais, cuja inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas modifica o modo de vida dos sujeitos e constrói novos costumes e valores em sociedade. Assim, a cultura digital vai sendo demarcada pelos processos interativos que surgem nessa comunicação digital. O aumento do acesso às tecnologias digitais na educação instiga estudar a formação de professores de língua portuguesa no contexto das convergências tecnológicas3, objetivando mostrar os fatores que possibilitam uma educação mais significativa e interativa comprometida com reflexões sobre o meio social e o desenvolvimento de nossas competências comunicativas. Além disso, o professor deve ser um pesquisador constante, que procura novidades para o ensino e procura estimular seus aprendentes durante o processo de aprendizagem. Sendo assim, o profissional inserido nesse contexto tende a favorecer que seus estudantes aprendam a construir conhecimentos. Diante disso, esse estudo é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica e pretende investigar a utilização de tecnologias digitais em aulas de português. Para isso, nosso estudo foi dividido em três partes, as quais visam discutir sobre a convergência tecnológica e a formação do professor de língua portuguesa; compreender sobre o ensino de língua portuguesa no paradigma da sociedade digital; e refletir sobre esses usos que envolvem os dispositivos tecnológicos. Nossa pesquisa visa descobrir como o docente pode expandir a utilização das tecnologias digitais idealizando e desenvolvendo interatividades que contribuam para o desenvolvimento da cultura digital? Nosso aporte teórico está fundamentado em autores como MARCUSCHI (2008), BRENNAND (2011), COSTA (2012) entre outros. As considerações visam uma mudança na concepção de língua e linguagem. Com isso, identificamos a necessidade de aprofundamento na formação docente e inserção das tecnologias digitais no contexto da educação digital. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Joana Emília Paulino de Araújo Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua portuguesa | pt_BR |
dc.subject | Cultura digital | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Abordagens reflexivas sobre o ensino de língua portuguesa com uso de tecnologias | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Kílvia Pereira de Araujo Gadelha.pdf | 487.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.