Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4516
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorGadelha, Kílvia Pereira de Araujo-
dc.date.accessioned2014-08-01T16:50:39Z-
dc.date.available2014-08-01T16:50:39Z-
dc.date.issued2014-08-01-
dc.identifier.otherCDD 371.33-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4516-
dc.descriptionGADELHA, K. P. A. Abordagens reflexivas sobre o ensino de língua portuguesa com uso de tecnologias. 2014. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.pt_BR
dc.description.abstractVivemos numa sociedade repleta de transformações em suas práticas sociais, cuja inserção das tecnologias digitais no cotidiano das pessoas modifica o modo de vida dos sujeitos e constrói novos costumes e valores em sociedade. Assim, a cultura digital vai sendo demarcada pelos processos interativos que surgem nessa comunicação digital. O aumento do acesso às tecnologias digitais na educação instiga estudar a formação de professores de língua portuguesa no contexto das convergências tecnológicas3, objetivando mostrar os fatores que possibilitam uma educação mais significativa e interativa comprometida com reflexões sobre o meio social e o desenvolvimento de nossas competências comunicativas. Além disso, o professor deve ser um pesquisador constante, que procura novidades para o ensino e procura estimular seus aprendentes durante o processo de aprendizagem. Sendo assim, o profissional inserido nesse contexto tende a favorecer que seus estudantes aprendam a construir conhecimentos. Diante disso, esse estudo é caracterizado como uma pesquisa bibliográfica e pretende investigar a utilização de tecnologias digitais em aulas de português. Para isso, nosso estudo foi dividido em três partes, as quais visam discutir sobre a convergência tecnológica e a formação do professor de língua portuguesa; compreender sobre o ensino de língua portuguesa no paradigma da sociedade digital; e refletir sobre esses usos que envolvem os dispositivos tecnológicos. Nossa pesquisa visa descobrir como o docente pode expandir a utilização das tecnologias digitais idealizando e desenvolvendo interatividades que contribuam para o desenvolvimento da cultura digital? Nosso aporte teórico está fundamentado em autores como MARCUSCHI (2008), BRENNAND (2011), COSTA (2012) entre outros. As considerações visam uma mudança na concepção de língua e linguagem. Com isso, identificamos a necessidade de aprofundamento na formação docente e inserção das tecnologias digitais no contexto da educação digital.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Joana Emília Paulino de Araújo Costapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua portuguesapt_BR
dc.subjectCultura digitalpt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.titleAbordagens reflexivas sobre o ensino de língua portuguesa com uso de tecnologiaspt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Kílvia Pereira de Araujo Gadelha.pdf487.1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.