Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4520
Título: Histórias de Trancoso no Sítio Curral Queimado: um estudo de tradições discursivas
Autor(es): Silva, Daiana Targino da
Palavras-chave: Tradições discursivas
Memória coletiva
Narrativas orais
Histórias de Trancoso
Data do documento: 4-Ago-2014
Resumo: Este artigo tem como objeto de estudo as narrativas orais do Sítio Curral Queimado, as quais são conhecidas como as “Histórias de Trancoso”. Esta pesquisa foi relizada conforme os conceitos teóricos das tradições discursivas e da memória coletiva das culturas populares, a partir dos autores Kabatek (2006), Halbwachs (1990) e Cascudo (2006), numa perspectiva de demonstrar como a língua se manifesta a partir da memória coletiva, na forma de narrativas orais, que são gêneros textuais presentes em nossa comunicação, dando sentido a tudo o que falamos. Os aspectos metodológicos basearam-se nos pressupostos de Fernando Tarallo (2005), na forma de entrevistas semi-estruturadas com livres respostas, a fim de registrar as narrativas dos contadores de histórias da referida comunidade. Os dados coletados na pesquisa foram analisados parcialmente, focalizando algumas das características das “Histórias de Trancoso”, especificamente os elementos fixos e variáveis presentes nestas narrativas. Discutimos, assim, que essas narrativas orais vem sendo transmitidas de geração para geração, ressaltando a importância para a cultura do Sítio Curral Queimado.
Descrição: SILVA, D. T. da. Histórias de Trancoso no Sítio Curral Queimado: um estudo de tradições discursivas. 2013. 35f. Artigo(Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4520
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Daiana Targino da Silva.pdf1.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.