Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4521
Título: A dualidade enunciativa nos discursos de Bentinho e Capitu em "Dom Casmurro" e "Capitu Memórias Póstumas"
Autor(es): Silva, Samara Sales da
Palavras-chave: Ambiguidade enunciativa
Personagem
Discurso
Data do documento: 4-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo discutir, através da análise comparativa, alguns aspectos da dualidade enunciativa nos discursos dos personagens protagonistas Bentinho, do romance “Dom Casmurro” de Machado de Assis, e Capitu, do romance “Capitu Memórias póstumas”, de Domício Proença Filho; ressaltando como o meio social e principalmente o método de narração envolve e influencia a posição e a construção de determinadas concepções por parte dos leitores a respeito dos referidos protagonistas. Este estudo comparativo apontou algumas semelhanças e diferenças entre vários aspectos de ordem moral fortemente estigmatizadas pelos próprios narradores-personagens, desta forma, compreende-se que a ligação indissociável entre literatura, sociedade e discurso está presente em ambas as obras e demonstra ficcionalmente qual a reação dos indivíduos quando se deparam com segmentos comprometedores de muitas ações introspectivas do ser humano. A análise foi realizada a partir do aporte teórico de Foucault (1998) e (1986); Candido (2010), Moisés (2009), Todorov (2008), Maingueneau (2001), Piza (2008) dentre outros. A realização da pesquisa possibilitou compreender que as personagens, ao apresentarem através de narração, suas percepções introspectivas sobre as situações que vivenciaram, tiveram o poder de argumentar em defesa e acusação a respeito do suposto adultério, influenciando, dessa forma na postura adotada pelo leitor em relação aos fatos narrados.
Descrição: SILVA, S. S. da. A dualidade enunciativa nos discursos de Bentinho e Capitu em "Dom Casmurro" e "Capitu Memórias Póstumas". 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4521
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Samara Sales da Silva.pdf720.26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.