Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4525
Título: Surdez e identidade: a representação identitária do surdo na obra cinderela surda
Autor(es): Ferreira, Edjane Linhares
Palavras-chave: Surdez
Identidade
Cinderela surda
Data do documento: 4-Ago-2014
Resumo: Considerada por muito tempo como doença, ou maldição dos deuses, a surdez contribuiu para um grave quadro de exclusão dos indivíduos surdos. Porém, com o decorrer do tempo eles vêm conseguindo ocupar cada vez mais espaço na sociedade, através da Língua de Sinais, que se tornou o principal elo comunicativo entre os membros da comunidade surda. Vale salientar ainda, que com essa conquista, esses indivíduos constroem a sua identidade a partir do contato com outros membros, e até mesmo através da literatura. Dessa forma, conseguem fortalecer e possibilitar o reconhecimento da existência de uma cultura, não subalterna, mas que tem o mesmo status das demais. Então, consolida-se a Cultura Surda. Diante dessa realidade muitos elementos têm contribuído para essa firmação, um deles é o uso da literatura infantil como processo de aproximação dessa cultura com a cultura dos ouvintes. Este estudo pretende analisar a representação da identidade surda na literatura, especificamente, na obra "Cinderela Surda” de Hessel, Karnopp e Rosa. Sendo assim, esse trabalho se justifica, pelo fato de que a literatura influencia a construção do indivíduo, e também representa ou traz em si, traços culturais de um povo. Para se consolidar a presente pesquisa, reuniu-se um banco de dados bibliográficos utilizando-se das pesquisas de autores, como por exemplo, Karnopp (2006, 2008), Hall (2005), que nortearam o seu desenvolvimento, classificando-se como pesquisa bibliográfica.
Descrição: FERREIRA, E. L. Surdez e identidade: a representação identitária do surdo na obra cinderela surda. 2013. 48f. Monografia (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4525
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Edjane Linhares Ferreira.pdf785.71 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.