Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4533
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Maia, Heloisa Soares | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-04T19:01:25Z | - |
dc.date.available | 2014-08-04T19:01:25Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-04 | - |
dc.identifier.other | CDD 401.41 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4533 | - |
dc.description | MAIA, H. S. O poder do discurso e o discurso do poder na peça teatral “Gota d’água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes. 2013. 28f. Trabalho Acadêmico Orientado (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como objetivo analisar, a partir da fala dos principais personagens, relações de poder que se estabelecem na obra teatral “Gota D’Água” (1975), de Chico Buarque e Paulo Pontes. Nesse sentido, pretende-se compreender como o poder se exerce através do discurso, levando o indivíduo à manipulação e a formação de subjetividade. Escrita no âmbito da ditadura militar, período de grandes conflitos político-sociais, a obra reflete como o autoritarismo e a manipulação por meio do discurso estavam presentes, assim como a opressão da burguesia para com a classe oprimida. Na peça a personagem Creonte Vasconcelos, proprietário de um conjunto habitacional, simboliza o governo opressor, fazendo uso de um discurso ideológico e manipulador a fim de explorar economicamente a comunidade periférica localizada no subúrbio carioca denominada “Vila do Meio Dia”, onde se coloca como representante da população ao mesmo tempo em que tenta enriquecer cada vez mais à custa dela por meio do valor abusivo das parcelas dos imóveis. A obra faz uma crítica ao sistema capitalista onde os homens são facilmente corrompidos. Desse modo buscou-se refletir como a ideologia se manifesta através do discurso. Para isso foram levadas em consideração principalmente as reflexões teóricas do filósofo francês Michel Foucault (2006) e (2008), Eni Orlandi (2000), Brandão (2004), Navarro-Barbosa e Sargentini (2004) e Marcondes e Barros (2004). | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria Fernandes de Andrade | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Discurso | pt_BR |
dc.subject | Poder | pt_BR |
dc.subject | Ideologia | pt_BR |
dc.title | O poder do discurso e o discurso do poder na peça teatral “Gota d’água”, de Chico Buarque e Paulo Pontes | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 61 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Heloisa Soares Maia.pdf | 1.18 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.