Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4534
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAmaral, Francisca Luciana do-
dc.date.accessioned2014-08-04T19:01:30Z-
dc.date.available2014-08-04T19:01:30Z-
dc.date.issued2014-08-04-
dc.identifier.otherCDD 372.41-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4534-
dc.descriptionAMARAL, F. L. O texto literário no ensino fundamental: possibilidades para a formação de um leitor competente. 2013. 21f. Trabalho Acadêmico Orientado (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2013.pt_BR
dc.description.abstractA leitura é um processo de compreensão do mundo e sabe-se que o gostar de ler não ocorre rapidamente e perpassa, principalmente, o papel do professor. Diante disso, este trabalho, de caráter bibliográfico, visa descrever as considerações de um trabalho de pesquisa que adotou como objetivo geral investigar as estratégias que permeiam o desenvolvimento afetivo pela leitura. Nele propõe-se a análise dos métodos de leitura objetivando refletir sobre suas implicações positivas ou negativas quanto ao desenvolvimento de uma prática de leitura na instituição escolar enquanto prática social, afetiva e cognitiva. Quanto à fonte teórica utilizada , pode-se ressaltar os estudos de Kleiman (2004), Aguiar e Bordine (1993), Kato (2004), Koch (2004), Travaglia (2002) e os Parâmetros Curriculares Nacionais(2001), etc., julgados, aqui, essenciais à compreensão dos saberes necessários à formulação de práticas de leitura que favoreçam não só a aprendizagem cognitiva, como também, que promovam o desejo e anseio pelo ato de ler. Nessa perspectiva, seus resultados devem ultrapassar os limites da escola, pois formar leitores é, antes de tudo, reconhecer-se como tal. Dessa forma, julga-se de fundamental importância a inserção do profissional da educação na leitura, não apenas como uma obrigação ou necessidade, mas como elo na consolidação da humanização, da continuidade cognitiva e, principalmente, como ponto de partida para a inserção dos educandos na esfera física e metafísica da leitura.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: José Marcos Rosendo de Souzapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMétodo de leiturapt_BR
dc.subjectInstituição escolarpt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.titleO texto literário no ensino fundamental: possibilidades para a formação de um leitor competentept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisca Luciana do Amaral.pdf435.79 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.