Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4546
Título: Comportamento fisiológico da berinjela cultivada em ambiente protegido sob taxas de reposição hídrica
Autor(es): Silva, Flaviana Gonçalves da
Palavras-chave: Irrigação
Berinjela
Fisiologia Vegetal
Data do documento: 6-Ago-2014
Resumo: A berinjela (Solanum melongena L.) tem grande importância nutricional e sócio-econômica, sendo cultivada e comercializada em vários países, principalmente em ambiente protegido. Sua produção, assim como de inúmeros cultivos agrícolas, é dependente de fatores como água, nutrientes e luz. Nesse contexto, a água é um dos fatores mais importantes, pois tanto a falta quanto o excesso prejudicam o crescimento, desenvolvimento e produção dos vegetais. Assim, propôs-se com este trabalho avaliar o comportamento fisiológico da berinjela, híbrido ‘Ciça’, cultivada em ambiente protegido sob taxas de reposição hídrica. O trabalho foi desenvolvido entre os meses de janeiro e maio do ano de 2012, em ambiente protegido no Setor Experimental de Fruticultura e Ecofisiologia Vegetal da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), localizada no município de Catolé do Rocha, PB. Os tratamentos constaram de cinco níveis de irrigação: N1(33% da ETc), N2(66% da ETc), N3(100% da ETc), N4(133% da ETc) e N5(166% da ETc) os quais corresponderam a 133, 266, 403, 536, 669 mm planta-1 ciclo-1, respectivamente. O delineamento experimental adotado foi inteiramente casualizado, com oito repetições, totalizando 40 unidades experimentais. As variáveis estudadas foram: fotossíntese líquida (A) (µmol de CO2 m-2s-1) condutância estomática (gs) (mol de H2O m-2s-1), transpiração (E) (mmol de H2O m-2s-1), concentração interna de carbono (Ci) (µmol m-2s-1), eficiência no uso da água (EUA) (A/T) e eficiência instantânea de carboxilação (Eic) (A/Ci). Os dados obtidos para cada variável foram submetidos à análise de variância pelo teste F, até 5% de significância e os respectivos modelos de regressão foram ajustados de acordo com o coeficiente de determinação, até 5% de significância, utilizando o programa SAEG 9.1. A taxa fotossintética das plantas de berinjela aumenta de acordo com o acréscimo da água reposta. A lâmina de água baseada em 33% da evapotranspiração da cultura promove maior eficiência no uso da água na berinjela híbrido ‘Ciça’.
Descrição: LIMA, L. J. de. Comportamento fisiológico da berinjela cultivada em ambiente protegido sob taxas de reposição hídrica. 2012. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso(Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4546
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Flaviana Gonçalves da Silva.pdf1.05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.