Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4547
Título: Avaliação do efeito da dosagem de biofertilizante bovino sobre as características físico-químicas da abóbora (cucurbita moschata cv. xingó jacarezinho “casca grossa”)
Autor(es): Sousa, Glicy Lêly Figueirêdo de
Palavras-chave: Biofertilizante bovino
Características físico-químicas
Hortaliça
Data do documento: 6-Ago-2014
Resumo: O trabalho foi desenvolvido com o objetivo avaliar o efeito da dosagem de biofertilizante bovino sobre as características físico-químicas da abóbora (Cucurbita moschata cv. Xingó Jacarezinho “casca grossa”). As abóboras foram cultivadas no setor de Agroecologia do Departamento de Agrárias e Exatas, Centro de Ciências Humanas e Agrárias da Universidade Estadual da Paraíba, localizado no município de Catolé do Rocha – PB, com (D0) sem biofertilizante bovino; (D1), constituído de 0,7 litros de biofertilizante por planta; (D2) constituído de 1,4 litros de biofertilizante por planta; (D3) constituído de 2,1 litros de biofertilizante por planta. O material utilizado para produção do referido fertilizante foi 70 kg de esterco verde de vacas em lactação, 120 L de água, 5 kg de açúcar, 5 L de leite para aceleração do metabolismo das bactérias e 5 kg de matéria verde de leguminosa (feijão). Após a colheita as abóboras foram descascadas e trituradas em processador doméstico, embaladas em sacos plástico de polietileno, congeladas e posteriormente transportadas para o laboratório de análise físico-química do CVT/UFCG-Campus Pombal PB. As análises de laboratório foram feitas visando verificar qual a influência da dosagem do biofertilizante sobre os parâmetros: pH, umidade, proteínas, sólidos solúveis toais e acidez total titulável da referida abóbora. Diante do exposto, conclui-se que, com exceção da proteína, o biofertilizante bovino contribuiu positivamente para as características físico-químicas da abóbora.
Descrição: SOUSA, G. L. F. de. Avaliação do efeito da dosagem de biofertilizante bovino sobre as características físico-químicas da abóbora (cucurbita moschata cv. xingó jacarezinho “casca grossa”) . 2012. 27f. Trabalho Acadêmico Orientado (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4547
Aparece nas coleções:62 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Glicy Lêly Figueirêdo de Sousa.pdf506.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.