Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4565
Título: Opções de ações e disclosure: aderência e difusão de práticas organizacionais em instituições financeiras
Autor(es): Batista, Sammy Ferreira
Palavras-chave: Opções de ações
Bancos
Disclosure
Cultura
Instituições financeiras
Data do documento: 7-Ago-2014
Resumo: As opções de ações a funcionários estão no cerne das crises financeiras e escândalos corporativos dos últimos anos. Diante disso, essa pesquisa buscou avaliar o nível de disclosure das instituições financeiras na adoção dessas remunerações e o nível de aderência a esses planos. A amostra foi composta pelos principais bancos de 33 países, totalizando uma amostra total de 172 instituições. A qualidade das informações foi medida por uma métrica construída para a pesquisa, estabelecendo uma classificação para se pontuar os países e as instituições individualmente quanto às práticas de divulgação, por meio de um conjunto de informações qualitativas e quantitativas que estavam nas notas explicativas. A pesquisa buscou explicações consistentes para os resultados encontrados, em teorias organizacionais e nos contextos locais. Os resultados indicam que o nível disclosure é função quase direta do grupo cultural abordado, sendo destaque o grupo anglo-saxônico pela qualidade das informações e a uniformidade dos resultados. Observou-se que a aderência a esses programas de remuneração é função do desenvolvimento econômico dos países, com exceção da Alemanha, México e a Índia.
Descrição: BATISTA, S. F. Opções de ações e disclosure: aderência e difusão de práticas organizacionais em instituições financeiras. 2014. 65f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Contábeis) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Monografia]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4565
Aparece nas coleções:25 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sammy Ferreira Batista.pdfSammy Ferreira Batista803.69 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.