Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4604
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ribeiro, Robson Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-11T13:16:18Z | - |
dc.date.available | 2014-08-11T13:16:18Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-11 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.115 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4604 | - |
dc.description | RIBEIRO, R. S. Dificuldades no processo de ensino de línguas a alunos surdos do ensino regular: uma perspectiva socioeducacional inclusiva. 2014. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação de surdos é um tema que vem causando grande discussão, e indagações sobre qual a forma eficaz de ensino e aprendizagem para eles, levando em consideração os tópicos de diversidade e inclusão que possibilitam aos surdos o ensino e aprendizagem de outras culturas, línguas, costumes, tendo como base a Libras e o bilinguismo. O bilinguismo é o método de ensino predominante no Brasil que traz a Libras como primeira língua (L1) e o português como segunda (L2). Faremos também, uma abordagem, acerca de como se dá o ensino de Língua Estrangeira (LE) aos alunos pertencentes à comunidade Surda. Trataremos do processo de educação com base em algumas propostas de inclusão que oferecem novos meios de ensino e melhor aprendizagem aos surdos, tendo como suporte teórico os estudos de Quadros (1997), Strobel (2009), Rodrigues (2006), Perlin (2004). Destacaremos, ainda, tópicos como a cultura Surda e a formação dos professores, que nos levarão a conhecer o contexto que envolve a língua de sinais, (LIBRAS) e como vem sendo desenvolvido o trabalho do professor no ensino regular, quando se trata da inclusão desses alunos. Para isso, optou-se pela aplicação de um questionário aos alunos surdos da FUNAD em João Pessoa - PB, dos quais obtivemos argumentos dos seis participantes acerca do processo de ensino, que contribuíram e confirmaram nossas hipóteses sobre as dificuldades e necessidades que surgem nesse processo de ensino e aprendizagem de línguas voltada para a comunidade Surda. Mas que não os tornam incapazes de aprenderem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Jailto Luis Chaves de Lima Filho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Alunos surdos | pt_BR |
dc.subject | Metodologia de ensino | pt_BR |
dc.subject | Inclusão social | pt_BR |
dc.title | Dificuldades no processo de ensino de línguas a alunos surdos do ensino regular: uma perspectiva socioeducacional inclusiva | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Robson Silva Ribeiro.pdf | Robson Silva Ribeiro | 603.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.