Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4615
Título: O jornal e seu arquivo fotográfico: o lugar de pertencimento da memória social
Autor(es): Silva, Petrônio Pereira da
Palavras-chave: Fotografia
Arquivos fotográficos
Memória social
Jornal Correio da Paraíba
Data do documento: 14-Ago-2014
Resumo: O arquivo é um lugar que agrega um conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma organização ou indivíduo, de acordo com suas atividades desempenhadas, independentemente da natureza do suporte. O suporte destacado neste trabalho é o documento fotográfico. Trata-se de uma pesquisa empírica, subsidiada pela abordagem qualitativa, fundada na pesquisa do tipo exploratória. Nesse aspecto, o artigo em tela tem como objetivo compreender as perspectivas do Arquivo Fotográfico do Jornal Correio da Paraíba como lugar de memória social. Portanto, são significativas as razões para se compreenderem bem mais os arquivos fotográficos como lugares de memória, e no tocante ao Jornal, como efetivação das estratégias de pertencimento a um universo produtor de uma articulação social, através da informação produzida diariamente. Como o Jornalismo é peça fundamental no registro de acontecimentos, capaz de transformar realidades, e cujo conteúdo tem caráter histórico, é imprescindível preservar essa memória fotográfica que tem o poder de construir identidades culturais. Os estudos sobre a temática da memória estão sendo bastante discutidos em meios acadêmicos e em âmbito social, como prática e como representação da sociedade. Logo, a memória encontra-se como suporte dos processos de identidade e tem relação direta com os arquivos. O Arquivo Fotográfico do Jornal Correio da Paraíba constitui-se objeto deste trabalho por conservar a memória do que fomos e somos, expressando o resultado do processo cultural que proporciona ao paraibano o conhecimento e a consciência de si mesmo e do ambiente que está em sua volta. É nesse momento que se insere a importância do jornal e seu acervo fotográfico como documento histórico, como lugar da memória histórica de uma sociedade.
Descrição: SILVA, Petrônio Pereira da. O jornal e seu arquivo fotográfico: o lugar de pertencimento da memória social. 27f. 2014. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4615
Aparece nas coleções:53 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Petrônio Pereira da Silva.pdfPetrônio Pereira da Silva963.37 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.