Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4632
Título: Perfil socioeconômico e perspectiva no ingresso do curso de Química de alunos da rede pública de Campina Grande – PB
Autor(es): Nascimento, Yuri José dos Santos
Palavras-chave: Perfil socioeconômico
Ensino superior
Química
Ensino de Química
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: A escolarização da grande massa surgiu no Brasil em meados do século XIX, e estava sob a responsabilidade do Estado. Apenas algumas disciplinas faziam parte do componente curricular de outrora, tais como: geografia e história que permanecem até os dias atuais. Durante toda a história do ensino, houve algumas mudanças, entre elas a evolução para os grupos escolares, que na época era uma grande tendência na Europa, tratava de turmas seriadas, como ocorre até hoje, evidente que a cada tempo é aperfeiçoado esse método. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo investigar entre os alunos da rede pública estadual de Campina Grande - PB, quais os perfis socioeconômicos bem como as suas concepções acerca do ensino de química e pretensão de ingresso na área. Os resultados mais relevantes apontam fatores significativos que podem suscitar discussões acerca da temática em questão, tais como: Na sua maioria são do sexo feminino, solteiros, não utilizam transportes para se deslocar até a instituição de ensino, pois moram próximos a mesma, além de apresentar como maior necessidade das famílias e/ou alunos, a falta de emprego. Quanto às dificuldades encontradas pelos alunos na disciplina de química, relatam pouco tempo da aula, pouco tempo para estudar, ter que trabalhar e não gostam da disciplina. Paralelamente observou-se que apenas 2% dos estudantes noturno da rede pública pretendem prestar vestibular para a área de química, confirmando o que a média da intenção de ingresso da Universidade Estadual da Paraíba já estabelece, pois apenas 1,79% das provas prestadas na UEPB são para a área de química, que incluem licenciatura e industrial.
Descrição: NASCIMENTO, Y. J. dos S. Perfil socioeconômico e perspectiva no ingresso do curso de Química de alunos da rede pública de Campina Grande – PB. 2014. 49f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4632
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Yuri José dos Santos Nascimento.pdfYuri José dos Santos Nascimento1.81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.