Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4646
Título: Trigonometria no triângulo retângulo e aplicações
Autor(es): Diniz Júnior, Francisco
Palavras-chave: Trigonometria
Triângulo retângulo
Ensino de Matemática
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: A trigonometria no triângulo retângulo tem sido apresentada sob ausência de aplicações contextualizadas, o que tem causado dificuldade na aprendizagem dos alunos, que por sua vez, não conseguem identificá-la no seu dia-a-dia. No intuito de minimizar este problema, foi desenvolvido nesta pesquisa um levantamento histórico, com aplicações contextualizadas buscando uma inserção do conteúdo à realidade do aluno. Para isso, além do levantamento histórico e das aplicações, foram citados alguns conceitos e teoremas, assim como suas demonstrações que são de grande importância para o desenvolvimento da trigonometria no triângulo retângulo, possibilitando uma melhor compreensão do conteúdo por parte do corpo discente. A fundamentação teórica está nos autores: Iezzi (1978); Boyer (1996);Guelli (1996);Morey (2003); Pereira (2012); Costa(2013); dentre outros. Portanto,desejam-se despertar o interesse do alunado pelo estudo da trigonometria no triângulo retângulo, fazendo um paralelo entre sua história esituações-problemas,dando um sentido significativo ao ensino aprendizagem da trigonometria.
Descrição: DINIZ JÚNIOR, F. Trigonometria no triângulo retângulo e aplicações. 2014. 50f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4646
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Francisco Diniz Júnior.pdfFrancisco Diniz Júnior1.23 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.