Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4658
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Basílio, Narriman Buriti | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-15T13:39:13Z | - |
dc.date.available | 2014-08-15T13:39:13Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 150. 195 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4658 | - |
dc.description | BASÍLIO, N. B. Análise de conceitos psicanalíticos e simbólicos a partir do desenho animado Caverna do Dragão. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo primordial a análise do acervo psicanalítico e simbólico trazidos pelo desenho animado caverna do dragão, como representante dos desenhos animados das décadas de 1980 e 1990, visando à contribuição destes na formação do sujeito infante, por vez que a criança destas épocas se faz homem na década atual. Visto por outra perspectiva, pretende-se lançar um olhar de cunho analítico sobre o desenho animado, destinado ao público infantil, para compreender o contrabalanço cultural e as mensagens transmitidas pelo mesmo, e o sujeito em desenvolvimento que o assistia. A abordagem teórica adotada foi à teoria psicanalítica freudiana, juntamente com conceitos da psicologia analítica de Carl Gustav Jung, e ancorados no acervo de teorias do desenvolvimento infantil de Melanie Klein para melhor compreensão dos processos gerais aos quais o público em questão estavam assujeitados. Para tal, foi selecionada e analisada uma amostra de episódios do desenho animado. As reflexões desenvolvidas são contemplativas quanto às representações dos personagens, articulando os conceitos psicanalíticos e simbólicos, como os mitos, o desejo, a falta, os papeis sociais, arquétipos, civilização, felicidade, entre outros. Assim, concluindo, buscou-se dar devida atenção aos discursos do desenho animado referido, os quais nos permitiram vislumbrar sua atuação na construção de subjetividades, como produção cultural que representam uma determinada época. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Regina Celi Sales Nóbrega da Santana | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Psicanálise | pt_BR |
dc.subject | Desenho animado | pt_BR |
dc.subject | Psicologia analítica | pt_BR |
dc.title | Análise de conceitos psicanalíticos e simbólicos a partir do desenho animado Caverna do Dragão | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Narriman Buriti Basílio.pdf | Narriman Buriti Basílio | 781.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.