Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4661
Título: Avaliação das alterações físico-químicas do macarrão tipo espaguete após sua vida de prateleira
Autor(es): Flor, Rafaele dos Santos Batista
Palavras-chave: Macarrão
Indústria alimentícia
Conservação de alimentos
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: O macarrão é um alimento produzido com tecnologia simples, de baixo custo, com alta aceitabilidade, disponibilidade ao cardápio alimentar do brasileiro e de longo prazo de validade. O Brasil é o terceiro mercado mundial em consumo dessa pasta, ficando atrás apenas da Itália e dos Estados Unidos. O presente trabalho objetivou realizar análises físico-químicas para o macarrão após o prazo de validade, para verificar se o produto ainda estaria íntegro e em condições de ser consumido. As análises realizadas: Umidade, tempo de cozimento e percentual de quebra. As análises foram realizadas no laboratório de Controle de Qualidade da Indústria de Alimentos localizada em Queimadas-PB. Os macarrões foram selecionados na própria empresa, de modo aleatório, onde estavam estocados no shelf life. Foi possível observar a partir das análises realizadas que após seu prazo de validade, houve o aumento da umidade, o baixo tempo de cozimento e alto índice de quebra em 20 amostras. Todas as amostras analisadas apresentaram boa qualidade físico-química. Pode-se concluir que as amostras de macarrão após um ano, continuam dentro dos padrões exigidos na legislação brasileira vigente para consumo e conservação.
Descrição: FLOR, R. dos S. B. Avaliação das alterações físico-químicas do macarrão tipo espaguete após sua vida de prateleira. 2014. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química Industrial)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4661
Aparece nas coleções:02 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rafaele dos Santos Batista Flor.pdfRafaele dos Santos Batista Flor436.77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.