Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4663
Título: Lipoproteína (A) e proteína C-reativa ultrassensível em crianças e adolescentes com excesso de peso
Autor(es): Alves, Débora Larissa Rufino
Palavras-chave: Controle de peso
Obesidade
Doenças cardiovasculares
Saúde pública
Data do documento: 15-Ago-2014
Resumo: Introdução: A obesidade consiste em uma condição multifatorial com envolvimento de componentes genético e ambientais¹. Quanto mais intenso e precoce é o seu surgimento, maior o risco de persistência e graves comorbidades associadas, a exemplo das doenças cardiovasculares 4. Há indícios de que concentrações sérias elevadas de lipoproteína (a) [Lp(a)] e Proteína-C reativa (PCR) estão associadas a um maior risco de doença cardiovascular, o que permite classificá-las como possíveis marcadores de risco. 6 Objetivos: verificar a prevalência de Lp(a) e PCR-u alterados e sua relação com o estado nutricional de adolescentes. Métodos: estudo transversal desenvolvido com crianças e adolescentes com excesso de peso, entre agosto de 2012 e julho de 2013, atendidos no Centro de Obesidade Infantil (COI). A dosagem dos marcadores inflamatórios foi realizada no Laboratório de Análises Clínicas (LAC) da Universidade Estadual da Paraíba. A distribuição das variáveis sociodemográficas por sexo foi verificada pelo qui-quadrado; os marcadores de risco com a faixa etária pelo teste t de student e a correlação deles com o IMC pela análise de correlação de Pearson. A distribuição de normalidade foi testada pelo Kolmogorov-Smirnov. Adotou-se intervalo de confiança de 95% em todas as análises. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética da UEPB. Resultados: Do total de 133 crianças e adolescentes avaliados, 60,9% eram do sexo feminino e 72,2% adolescentes. O índice de massa corporal apresentou associação estatisticamente significante com a faixa etária (p<0,01). Verificou-se correlação ascendente positiva (r=0,273, p<0,01) para a PCR-u com o IMC, o mesmo não tendo sido verificado para a lipoproteína (A). Conclusão: como marcador de risco cardiovascular já estabelecido na literatura, a associação da PCR-u com o IMC de adolescentes, de forma diretamente proporcional, mostra a importância de se fazer um controle de peso nesta população, sobretudo pela idade precoce. É viável que se faça uma investigação mais aprofundada e de longo prazo para que haja uma contribuição mais eficaz e consistente para a saúde pública.
Descrição: ALVES, D. L. R. Lipoproteína (A) e proteína C-reativa ultrassensível em crianças e adolescentes com excesso de peso. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Enfermagem)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4663
Aparece nas coleções:12 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Débora Larissa Rufino Alves.pdfDébora Larissa Rufino Alves394.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.