Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4669
Título: Grendel, o monstro épico, versus Grendel, o personagem do filme A lenda de Grendel: particularidades do gótico pós-moderno
Autor(es): Silva, Amanda Priscilla Azevedo da
Palavras-chave: Cinema
Literatura
Gótico pós-moderno
Literatura inglesa
Data do documento: 18-Ago-2014
Resumo: Beowulf, poema épico inglês de autor anônimo surgido em torno do século XI, até hoje é foco de muitos estudos e pesquisas desde o ano de sua primeira edição em 1815. A obra ainda é fonte de múltiplos estudos que englobam mitos, elementos da história, analogias entre outros. Aqui se utilizou o método comparatista para fazer uma correlação entre as obras literária e fílmica no diz respeito ao personagem Grendel, anti-herói do poema e o monstro homônimo do filme A Lenda de Grendel, tentando mostrar que sua humanização no filme faz parte de certas peculiaridades inerentes ao gótico pós-moderno. O presente trabalho buscou suporte teórico nos estudos de Todorov (1981); sobre a literatura fantástica; Martin (1990), acerca da linguagem característica do cinema; Giddens (1990), sobre a identidade na pósmodernidade; Jardim (2011) a respeito do surgimento do Gótico como gênero literário e Brandão (2012), que vai tratar das representações do medo reportando–se ao cinema.
Descrição: SILVA, A. P. A. da. Grendel, o monstro épico, versusGrendel, o personagem do filme A lenda de Grendel: particularidades do gótico pós-moderno. 2014. 17f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4669
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Amanda Priscilla Azevedo da Silva.pdfAmanda Priscilla Azevedo da Silva377.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.