Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4672
Título: Incidente de insanidade mental: uma análise das suas deficiências e contradições
Autor(es): Pinheiro, Thiago Barreto
Palavras-chave: Imputabilidade
Processo penal
Incidente
Insanidade
Data do documento: 18-Ago-2014
Resumo: O presente artigo tem como tema de estudo o incidente de insanidade mental, com foco em suas contradições e deficiências, atentando-se para a lesão a princípios de Direito e a imprecisão dos exames de sanidade para a avaliação quanto à punibilidade do réu. A meta do estudo consiste em apontar como e porque os procedimentos do citado incidente, enquanto falhos e ineficientes, levam à lesão destes princípios. A fim de um entendimento mais amplo, a revisão de literatura apresentada busca esclarecer o conceito de crime e de imputabilidade, descrever o processo de insanidade mental e, por fim, apontar os seus fatores defeituosos, objetivando uma visão crítica e esclarecida acerca do tema disposto. Foi feita uma abordagem em relação às fases do incidente de insanidade, dissecando-o, desde a sua instauração à sua conclusão, porém com uma ótica voltada, não necessariamente à sua estrutura, mas para os procedimentos, tanto processuais quanto periciais, que carregam falhas quanto à sua eficácia ou desacordo com os princípios do Direito.
Descrição: PINHEIRO, T. B. Incidente de insanidade mental: uma análise das suas deficiências e contradições. 2014. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4672
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Thiago Barreto Pinheiro.pdfThiago Barreto Pinheiro494.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.