Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4679
Título: Uma reflexão sobre a importância da utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de língua portuguesa: um estudo de caso
Autor(es): Freitas, João Helvis Rodrigues de
Palavras-chave: Ensino de língua portuguesa
Tecnologias da informação e comunicação
ProInfo
Data do documento: 18-Ago-2014
Resumo: Este artigo tem o objetivo de diagnosticar o ensino de língua portuguesa auxiliado pelo uso das tecnologias da informação e comunicação – TIC’s, considerando as contribuições dessas tecnologias para uma didática interativa, através do conhecimento mediado pelo professor. Esse ensino está fundamentado na proposta de formação continuada do professor oferecido pelo Programa Nacional de Tecnologia Educacional – ProInfo, que visa a integração e capacitação dos professores para aplicabilidade no ensino das tecnologias digitais, através de softwares integrados aos netbooks com soluções e sistemas de informação disponibilizados pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC). Para alcançar o objetivo proposto foi utilizada uma metodologia da pesquisa através de questionário no ensino médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Augusto de Almeida, Pirpirituba-PB, junto às professoras de língua portuguesa, para verificar a validade do uso dessas tecnologias para o ensino da língua. Pretendemos assim vislumbrar um modelo de ensino eficaz de língua portuguesa, que é o ensino/aprendizagem integrando as tecnologias à educação. Esse estudo tem como embasamento teórico autores como Morin (2001), Prozo (2001), Derlos (1999), Rabelo (1998), Freire (1993) e Caldas (2006).
Descrição: FREITAS, J. H. R. de. Uma reflexão sobre a importância da utilização das tecnologias da informação e comunicação no ensino de língua portuguesa: um estudo de caso. 2014. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4679
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - João Helvis Rodrigues de Freitas.pdfJoão Helvis Rodrigues de Freitas1.01 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.