Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4685
Título: “Sabina” e Ponciá Vicêncio: manifestações dos desejos femininos
Autor(es): Silva, Juciana Maria da
Palavras-chave: Desejo feminino
Sonhos
Sabina
Ponciá Vicêncio
Data do documento: 18-Ago-2014
Resumo: O presente artigo faz uma análise comparatista entre o romance Ponciá Vicêncio, de Conceição Evaristo, e o poema “Sabina”, de Machado de Assis, por meio das manifestações do desejo feminino, que aproxima e distancia as duas personagens. Essa relação pode ser explicada a princípio pelo fato das duas personagens serem negras e pobres e por terem se deixado conduzir por seus desejos, que embora extremamente diferentes, causam a ambas muito sofrimento e quase as arrastam para a loucura, deixando muitas sequelas, mas também exibindo bastante coragem e a necessidade de superar tudo aquilo que outrora tanto as machucou. Com base em estudos feitos por BORDIEU (2002), DUARTE (2007) e NICHOLSON (2009), dentre outros, evidenciamos o fato de que o poema machadiano recusa a tradição de promiscuidade e infertilidade com relação às mulheres negras do século XIX, comuns em tantos autores, enquanto ressaltamos que em Ponciá Vicêncio também se encontra o redirecionamento da voz narrativa que, sem descartar a sexualidade, representa a mulher não a partir de seus dotes físicos, mas pelas suas atitudes de luta e resistência.
Descrição: SILVA, J. M. da. “Sabina” e Ponciá Vicêncio: manifestações dos desejos femininos. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4685
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Juciana Maria da Silva.pdfJuciana Maria da Silva825.81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.