Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4687
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, José Thiago Xavier da | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-18T13:40:14Z | - |
dc.date.available | 2014-08-18T13:40:14Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-18 | - |
dc.identifier.other | CDD 410 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4687 | - |
dc.description | SILVA, J. T. X. da. A concordância variável de número plural na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo teve como objetivo investigar a concordância nominal de número na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental. Os dados utilizados neste trabalho foram coletados nas atividades desenvolvidas no projeto de pesquisa “VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: marcas de oralidade na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental”. A base teórica fundamenta-se nos estudos de Bortoni-Ricardo (2008, 2006, 2004), Scherre (2008, 1997, 1996), entre outros, sobre o fenômeno da variação linguística e sua influência no processo de ensino aprendizagem. Para realização desta pesquisa foram observadas aulas com atividades de leitura e escrita em sala, como, também, gravação de leitura realizada pelos alunos e produção textual. Os dados analisados mostram que os alunos da escola investigada utilizam bem a concordância de número plural, uma vez que 85,6% dos sintagmas nominais analisados apresentaram a referida concordância. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Maria de Fátima de Souza Aquino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Variação linguística | pt_BR |
dc.subject | Concordância | pt_BR |
dc.subject | Leitura | pt_BR |
dc.subject | Escrita | pt_BR |
dc.title | A concordância variável de número plural na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - José Thiago Xavier da Silva.pdf | José Thiago Xavier da Silva | 1.08 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.