Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4687
Título: A concordância variável de número plural na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental
Autor(es): Silva, José Thiago Xavier da
Palavras-chave: Variação linguística
Concordância
Leitura
Escrita
Data do documento: 18-Ago-2014
Resumo: Este estudo teve como objetivo investigar a concordância nominal de número na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental. Os dados utilizados neste trabalho foram coletados nas atividades desenvolvidas no projeto de pesquisa “VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA ESCOLA: marcas de oralidade na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental”. A base teórica fundamenta-se nos estudos de Bortoni-Ricardo (2008, 2006, 2004), Scherre (2008, 1997, 1996), entre outros, sobre o fenômeno da variação linguística e sua influência no processo de ensino aprendizagem. Para realização desta pesquisa foram observadas aulas com atividades de leitura e escrita em sala, como, também, gravação de leitura realizada pelos alunos e produção textual. Os dados analisados mostram que os alunos da escola investigada utilizam bem a concordância de número plural, uma vez que 85,6% dos sintagmas nominais analisados apresentaram a referida concordância.
Descrição: SILVA, J. T. X. da. A concordância variável de número plural na leitura e escrita de alunos da segunda fase do ensino fundamental. 2014. 42f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4687
Aparece nas coleções:45 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - José Thiago Xavier da Silva.pdfJosé Thiago Xavier da Silva1.08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.