Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4689
Título: A constituição do estado e o paradoxo da legitimidade do poder: a limitação do estado democrático de direito quanto ao poder de reforma pelo povo
Autor(es): Souza, Petruce Ricardo de
Palavras-chave: Evoluções jurídicas
Constituição
Legitimidade
Data do documento: 18-Ago-2014
Resumo: Ao longo do tempo vimos às evoluções jurídicas feitas pelo homem e para o homem, com intuito de regrar a vivência dos numerosos grupos e classes sociais com suas respectivas diferenças. E vários são os assuntos submetidos à organização administrativa e jurídica a fim de solucionar problemas e alcançar um equilíbrio duradouro. As tantas batalhas e discussões travadas para que as primeiras leis gerais se transformassem nos incríveis e complexos textos hoje conhecidos por nós ao longo da história, visando proteger garantias essenciais à vida de cada ser, e seu papel na sociedade. Diante de todo este avanço, poderíamos pensar que conseguimos alcançar em nossa Constituição e na de outros países, o ideal almejado para uma vida plena. Mas no dia-a-dia flagramos que esta realidade está longe de alcançar a primazia contida nos textos das cartas magnas, e que a população se encontra inúmeras vezes abandonada pelo estado. Logo deduzimos que, há vários problemas a serem enfrentados e que o ideal ainda paira no horizonte. Defende-se neste artigo que se pode mudar a realidade a partir de alterações substanciais na carta magna, apontando seu paradoxo com relação à legitimidade de poder do povo, e dando a este o devido lugar que lhe foi privado pelas circunstancias dos fatores reais de poder.
Descrição: SOUZA, P. R. de. A constituição do estado e o paradoxo da legitimidade do poder: a limitação do estado democrático de direito quanto ao poder de reforma pelo povo. 2014. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4689
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Petruce Ricardo de Souza.pdfPetruce Ricardo de Souza312.55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.