Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4691
Título: A Responsabilidade civil dos adotantes em face da devolução dos filhos adotivos
Autor(es): Ferreira, Bárbara Kelly Marques Pereira
Palavras-chave: Adoção
Devolução
Abandono
Responsabilidade civil
Data do documento: 18-Ago-2014
Resumo: Em detrimento da irrevogabilidade atribuída à adoção, ante a isonomia filial conferida aos filhos biológicos e adotivos pela Constituição Federal, a devolução ao poder judiciário de crianças adotadas, pelos adotantes, tem se tornado uma prática frequente e bastante preocupante, tendo em vista os prejuízos sofridos pela criança, que se vê novamente abandonada, revivendo os traumas do abandono outrora sofrido, pelos seus pais biológicos. Sob este prisma, o presente trabalho tem como cerne a análise acerca da responsabilidade civil dos pais adotivos, ante os prejuízos acarretados à criança pelo duplo abandono por ela sofrido, abordando, a partir de um estudo bibliográfico, jurisprudencial e documental, o instituto da adoção; a possibilidade da prática da devolução de crianças adotadas diante do ordenamento jurídico brasileiro; os motivos que levam os pais adotivos a procederem à devolução; bem como as consequências decorrentes de tal prática para o filho adotivo.
Descrição: FERREIRA, B. K. M. P. A Responsabilidade civil dos adotantes em face da devolução dos filhos adotivos. 2014. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4691
Aparece nas coleções:42 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Bárbara Kelly Marques Pereira Ferreira.pdfBárbara Kelly Marques Pereira Ferreira464.43 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.