Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/471
Título: O estudo das sequências através de padrões numéricos
Autor(es): Oliveira, Fabiana Soares de
Palavras-chave: Matemática - Estudo
Estudos das sequências
Padrões numéricos
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: No primeiro momento mostrarei a parte histórica tendo em vista o que ela, a hist ória pode oferecer como contribuição ao processo de ensino e aprendizagem da matemática. Mostrarei ambém tipos de padrões interessantes que ajudará no aprendizado das progressões. No segundo momento está disposto a fundamentação teórica, onde mostrarei alguns conceitos de sequências aritméticas, sequências geométricas, sequências de números figurados que dei como exemplos (números triangulares, números quadrados e números pentagonais). E falarei também neste segundo momento do gráfico das progressões aritméticas e geométricas com funções, observando a construção gráfica num conjunto discreto de pontos. Todos esses conceitos serão vistos segundo Maria Cecília Costa e Silva Carvalho (1997, p. 9...). No terceiro momento mostrarei curiosidades sobre sequências numéricas onde citei: o cálculo rápido de Gauss, somando como os egípcios, os quadrados mágicos, as sequências mágicas. E neste terceiro momento mostrarei as aplicações onde sua aplicabilidade se encontra em situações diversas como nos juros simples e compostos no retângulo áureo e nautilus, na mágica com os números de Figonacci, na arquitetura e em outras mais ... No último momento mostrarei minhas considerações finais e minhas referências bibliográficas.
Descrição: OLIVEIRA, F. S. O estudo das sequências através de padrões numéricos. 2011. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/471
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Fabiana Soares de Oliveira.pdfFabiana Soares de Oliveira489.07 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.