Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4710
Título: Proposta de manualização dos procedimentos inerentes ao varejo da Majal Ind. e Com. de Malhas Ltda.
Autor(es): Silva, Sonále Araújo da
Palavras-chave: Globalização
Métodos
O&M
Padronização dos procedimentos
Manualização
Data do documento: 20-Ago-2014
Resumo: Desde metade do século XX até a transição para o século seguinte e atual, novos modelos de gestão foram sendo desenvolvidos. Tais modelos resguardam à medida que expandem as idéias de autores como Frederick W. Taylor, por exemplo. Com a globalização, modificaram os cenários e levou as organizações a adotar métodos para obter e manter o sucesso em seus processos produtivos. Desta forma, o desenvolvimento de uma estrutura voltada ao planejamento e organização dos processos e procedimentos se tornou fator relevante na gestão das organizações. Este trabalho mostra a utilização dos métodos administrativos de acordo com os conceitos de O&M para padronização e melhoria da qualidade dos produtos ou serviços de uma empresa privada e objetiva, de um modo geral, apresentar uma proposta de manualização dos procedimentos internos para o setor de varejo da Majal Ind. E Com. De Malhas Ltda., e, especificamente: identificar a necessidade de implantação de manuais de procedimentos na organização e definir um padrão de apresentação para os manuais de acordo com os métodos administrativos da O&M. Para tanto, foi feito o levantamento dos dados por meio da observação participante e através do registro de eventos sobre o fluxo dos processos de varejo. Os dados coletados com a observação participante foram analisados qualitativamente. Os resultados obtidos apresentam a importância e viabilidade da manualização para a empresa e a contribuição dos manuais quanto ao auxílio na execução das atividades do setor. Acredita-se que as sugestões propostas aqui permitirão e impulsionarão o início no processo de padronização e documentação das atividades desenvolvidas pelos colaboradores do setor de comércio varejista da Majal.
Descrição: SILVA, S. A. da. Proposta de manualização dos procedimentos inerentes ao varejo da Majal Ind. e Com. de Malhas Ltda. 2014. 66f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2014. [Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4710
Aparece nas coleções:20 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Sonále Araújo da Silva.pdfSonále Araújo da Silva3.11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.