Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4733
Título: Avaliação dos Impactos ambientais no Rio Pilõezinhos afluente da bacia hidrográfica Rio Mamanguape, Paraíba, Nordeste do Brasil
Autor(es): Santos, Ricardo Batista dos
Palavras-chave: Recusos hídricos
Saneamento básico
Impactos ambientais
Data do documento: 20-Ago-2014
Resumo: Os impactos ambientais fazem parte de uma realidade enfrentada por todas as cidades brasileiras, e em todo mundo visto, o acentuado crescimento populacional e a ausência de políticas públicas que minimizem esse grave problema. Os recursos naturais usados de maneira inadequada vêm deixando consequências sérias ao meio ambiente em todo o planeta terra. A pesquisa tem o objetivo de levantar e diagnosticar a problemática da degradação do Rio Pilõezinhos/PB, afluente da Bacia Hidrográfica do Rio Mamanguape no perímetro urbano do Município de Pilõezinhos/PB. A pesquisa em foco tem como objeto de estudo a ligação entre a zona rural e urbana deste município no perímetro compreendido entre as ruas Antonio Camelo de melo e praça são Sebastião, local de maior incidência de efluentes e diversos de tipos de agressões. Usando-se como base levantamentos que consiste na sistematização de informações para avaliar os impactos ambientas, juntamente com levantamentos bibliográficos, observações da área de estudo e contato com os habitantes para a aplicação de questionários e entrevistas semiestruturadas. Constatou-se que a falta de saneamento básico é o principal fator contribuinte para a degradação do curso fluvial estudado, além de outros atenuantes que intensificam o desequilíbrio do ecossistema ribeirinho no município. Por isso, são necessárias medidas preventivas e mitigadoras que promovam o manejo dos recursos hídricos locais, numa perspectiva futura, direcionada pelo poder público com investimentos em saneamento básico, realização dos planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, lei nº 12.305, de 02 de agosto de 2010 e Saneamento Básico, além de promover a Educação Ambiental através de divulgações nas escolas e associações, de maneira que mobilize a população e a torne consciente.
Descrição: SANTOS, R. B. Avaliação dos Impactos ambientais no Rio Pilõezinhos afluente da bacia hidrográfica Rio Mamanguape, Paraíba, Nordeste do Brasil. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4733
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ricardo Batista dos Santos.pdfRicardo Batista dos Santos709.94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.