Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4734
Título: Uma análise da delinquência juvenil na cidade de Belém - PB
Autor(es): Fernandes, Celetiano
Palavras-chave: Delinquência juvenil
Violência urbana
Segurança pública
Data do documento: 20-Ago-2014
Resumo: O aumento da violência nas grandes e pequenas cidades vem sendo um campo amplamente discutido na sociedade, ressalta a importância do espaço público para a socialização das pessoas especialmente os jovens. O presente trabalho tem como objetivo analisar a espacialização dos crimes cometidos por menores infratores na cidade de Belém nos anos de 2011, 2012 e 2013, analisando o local de origem e onde esses crimes aconteceram, observando se há uma relação espacial da localidade onde os infratores moram para onde os crimes ocorrem. Para atingir os objetivos propostos, constou das seguintes fases: num primeiro momento utilizou-se de fontes secundárias tais como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2010); O Ministério Público da Paraíba (2012). Foi realizado um levantamento junto a Delegacia de Polícia Civil do Município de Belém, sobre os delitos cometidos por menores de idade, no período em estudo. Os delitos contra o patrimônio a exemplo de roubos e furtos além de crimes de transito foram em grande parte, cometido no centro da cidade de Belém, já no setor compreendido como favela foram cometido os crimes contra a pessoa, como: homicídios, lesões corporais e abusos sexuais alem de trafico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Constatou-se que falta uma presença ativa do poder publico, através de uma boa infraestrutura, escolas, ginásios poli esportivos, escolas profissionalizantes e praças públicas. Enquanto a segurança pública observou-se que há pouca estrutura tanto na policia militar quanto na policia civil. Por fim, a análise geográfica dos delitos cometidos por menores penais, toma uma importância, pois permite que os agentes públicos compreendam mais a realidade do local a partir da analise do espaço.
Descrição: FERNANDES, C. Uma análise da delinquência juvenil na cidade de Belém - PB. 2014. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4734
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Celetiano Fernandes.pdfCeletiano Fernandes1.41 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.