Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4743
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva júnior, Luiz fernandes da | |
dc.date.accessioned | 2014-08-21T12:34:40Z | |
dc.date.available | 2014-08-21T12:34:40Z | |
dc.date.issued | 2014-08-21 | |
dc.identifier.other | CDD 306 | |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4743 | |
dc.description | SILVA JÚNIOR, Luiz Fernandes da. Pluralidade cultural: perspectiva de professores de uma escola pública . 2014. 38f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O texto monográfico apresenta uma reflexão acerca do significado de cultura voltado para a perspectiva de professores sobre o tema pluralidade cultural, na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto Rêgo. Essa proposta de estudo teve em vista futuro entrelaçamento dessa temática no processo de ensino. A fundamentação teórica apresenta o que se entende atualmente sobre cultura, enfatizando a proposta de interculturalidade e o conceito de alteridade. O questionário foi o instrumento utilizado na coleta de dados da pesquisa de campo. No processo de análise, procurou-se a interpretação mais adequada das respostas dos professores, com a consciência sobre o que as questões do questionário proporcionariam. Os professores afirmaram que a pluralidade cultural raramente é focada na escola e em sala de aula, embora seus alunos manifestem alguma forma de discriminação. Tal procedimento é concebido pelos professores como a necessidade de conhecimento acerca essa temática e de iniciativa para que possa despertar a abertura de diálogo dessa questão na escola. A compreensão das questões históricas, sociais, políticas e econômicas das sociedades, poderia ser instrumento para o professor formar no aluno atitudes de respeito e tolerância às diferenças. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Francisca Luseni Machado Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Pluralidade Cultural | pt_BR |
dc.subject | Interculturalidade | pt_BR |
dc.subject | Alteridade | pt_BR |
dc.title | Pluralidade cultural: perspectiva de professores de uma escola pública | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Luiz fernandes da silva júnior.pdf | Luiz fernandes da silva júnior | 909 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.