Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/475
Título: Matrizes e algumas de suas aplicações
Autor(es): Lima, Luana Gonçalves
Palavras-chave: Matemática - Aplicações
Matrizes
Operações e propriedades
Data do documento: 22-Out-2012
Resumo: O ensino das matrizes muitas vezes é realizado desprovido de aplicações e contextualização. Esses fatores podem dificultar a aprendizagem deste conteúdo, uma vez que o alunado não consegue perceber a utilização das matrizes no seu cotidiano. Neste trabalho mostraremos uma síntese da história das matrizes e aplicações, apresentando a sua evolução desde a sua origem até a sua definição atual. Reportar-nos-emos, a definição de matriz, representação, tipos, operações e propriedades além de abordar algumas aplicações na resolução de situações-problema do nosso cotidiano, como no comércio, na saúde e nos esportes. Tem-se por objetivo, mostrar tanto de forma algébrica como de forma prática, a aplicabilidade das matrizes. A fundamentação teórica está nos autores: Steinbruch (1987), Boldrini (1980), Boyer (1996) e Catanas (2006). Com isso, espera-se despertar a satisfação em estudar as matrizes juntamente com sua história, para isso, evidenciaremos o verdadeiro significado de tal conhecimento tanto na matemática como em aplicações no cotidiano.
Descrição: LIMA, L. G. Matrizes e algumas de suas aplicações. 2011. 37f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/475
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Luana Gonçalves Lima.pdfLuana Gonçalves Lima786.93 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.