Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4750
Título: O bioma caatinga na concepção dos professores de ciências do ensino fundamental da escola professor José Gonçalves de Queiroz em Sumé – PB
Autor(es): Oliveira, Maria da Penha Leoncio de
Palavras-chave: Bioma Caatinga
Ensino de Ciências
Formação do professor
Data do documento: 21-Ago-2014
Resumo: Este trabalho apresenta uma pesquisa no âmbito educacional enfocando o ensino de Ciências no Ensino Fundamental da Escola Estadual Professor José Gonçalves de Queiroz do município de Sumé - PB, destacando o Bioma Caatinga, analisando, assim, as concepções dos professores de Ciências sobre este bioma que abrange a região na qual a cidade está inserida. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo identificar e analisar as concepções dos professores de Ciências do Ensino Fundamental que atuam na referida escola no município de Sumé sobre o Bioma Caatinga. Na pesquisa foram utilizados pressupostos da pesquisa qualitativa, através do método da Pesquisa Fenomenológica, em que na primeira fase foi realizada uma revisão de bibliografia sobre a evolução do ensino de Ciências e a formação do professor de Ciências, e definições referente ao conceito de Caatinga, com o trabalho de campo realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor José Gonçalves de Queiroz. Durante a realização da pesquisa de campo, foi utilizada como técnica de coleta de dados a entrevista semiestruturada com aplicação de questionários aos professores. Esta pesquisa referente à concepção dos professores de Ciências em relação ao bioma Caatinga, além de verificar os conhecimentos desses docentes sobre o bioma, também serviu, embora que implicitamente, para analisar a capacidade desses profissionais para uma nova visão de ensinar sobre o bioma Caatinga, destruindo (pre)conceitos do Bioma Caatinga e caminhando para uma educação contextualizada.
Descrição: OLIVEIRA,Maria da Penha Leoncio de. O bioma caatinga na concepção dos professores de ciências do ensino fundamental da escola professor José Gonçalves de Queiroz em Sumé – PB. 2014. 77f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4750
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Maria da Penha Leoncio de Oliveira.pdfMaria da Penha Leoncio de Oliveira1.37 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.