Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4754
Título: A educação ambiental no ensino de geografia: construindo saberes e ações sobre o uso racional da água em uma escola pública
Autor(es): Pinto, Ivandro de Oliveira
Palavras-chave: Educação Ambiental
Escola Pública
Ensino de Geografia
Data do documento: 21-Ago-2014
Resumo: A crise ambiental instaurada pelo modelo socioeconômico vigente, cuja trajetória reforçou a dicotomia sociedade/natureza, pressupõe a necessidade de reflexão, mudanças de valores, de atitudes e de paradigmas no âmbito educacional e, sobretudo, a compreensão de como se estabelecem as práticas da Educação Ambiental na dimensão escolar. A pesquisa aqui descrita apresenta os resultados de um relato de experiência sobre as concepções e práticas pedagógicas interdisciplinares da educação ambiental no ensino de Geografia no contexto escolar de alunos do 2º ano do ensino médio, mais especificamente relacionadas ao processo de ensino e aprendizagem na EEEM Inovador e Profissionalizante Dr. Hortênsio de Sousa Ribeiro, localizada no município de Campina Grande/PB, com ênfase na temática relacionada à sustentabilidade ambiental; água, consumo, desperdício; Educação e Geografia. Para tanto, foi necessário fazer um resgate histórico por meio de um estudo bibliográfico enfatizando os principais aspectos inerentes a Educação Ambiental, numa perspectiva do ensino da Geografia a luz do pensamento de (SANTOS,2004), (GADOTTI,2005), (MORRIN, 2003), (BECKER, 1999), (LDB, 1996), (PCNs, 1998), (FREIRE, 2001). A inclusão das questões ambientais nos Parâmetros Curriculares Nacionais propicia a importância atribuída à interdisciplinaridade recomendadas nas propostas sobre educação ambiental dos PCNs. A análise do discurso dos alunos, a aula de campo e os trabalhos realizados pelos discentes durante a realização da pesquisa, demonstram que as questões ambientais ainda estão voltadas apenas para momentos específicos sobre o meio ambiente, ou são trabalhadas de maneira descontextualizada da realidade socioambiental do aluno. Portanto, a pesquisa aqui descrita, se orienta na proposta do curso de Especialização em Fundamentos da Educação: práticas pedagógicas interdisciplinares da Universidade Estadual da Paraíba. Espera-se que esse estudo seja objeto de conscientização no que tange à preservação, à proteção e ao respeito ao Meio Ambiente, bem como uma reflexão sobre as questões ambientais orientadas de forma interdisciplinar.
Descrição: PINTO,Ivandro de Oliveira. A educação ambiental no ensino de geografia: construindo saberes e ações sobre o uso racional da água em uma escola pública. 2014. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso(Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4754
Aparece nas coleções:I - EFEPPI - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Ivandro de Oliveira Pinto.pdf Ivandro de Oliveira Pinto1.75 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.