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dc.contributor.authorFreitas, Pedro Raunny Jovem de-
dc.date.accessioned2014-08-21T13:39:59Z-
dc.date.available2014-08-21T13:39:59Z-
dc.date.issued2014-08-21-
dc.identifier.otherCDD 370-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4757-
dc.descriptionFREITAS, Pedro Raunny Jovem de. Formação continuada de professores da educação básica: o cenário brasileiro. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho analisa o tema formação de professores da educação básica, em específico no Brasil. O objetivo deste estudo é investigar o real cenário da formação de professores de educação básica, buscando identificar como é formulada e desenvolvida esse tipo de formação pelos órgãos competentes. Este estudo justifica-se devido o cenário atual brasileiro de baixa qualidade da escola pública, e busca estudar fatores que possam melhorar a educação é sempre válido. O método utilizado foi à abordagem qualitativa, com relação ao tipo, a pesquisa foi descritiva e exploratória, e a técnica empregada foi à pesquisa bibliográfica. O resultado encontrado foi que a formação continuada de professores da educação básica no Brasil possui algumas facetas. Enquanto em locais onde existe tradição em se trabalhar o tema, alguns avanços foram encontrados, porém nestes locais os órgãos responsáveis erram pelo centralismo, ou seja, centralizam demais o processo, não escutando os professores cursistas, e assim, não atendendo as demandas dos mesmos, ou deixa aos cursistas livres demais para conduzirem o processo, e por falta de experiência e de formação para essa condução, o processo acaba por não ser tão válido quanto deveria ser. Já nos locais onde não existe tradição em formação continuada, o poder público busca em entidades privadas a solução para a questão. Só que, em muitos casos, interesses externos se sobrepõem aos interesses públicos da educação e formações de qualidade duvidosa são ministradas aos professores e quem perde com isso é a educação pública. Portanto, conclui-se que a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras está abaixo do ideal e medidas devem ser tomadas urgentemente para que esse cenário possa vir a mudar. Tornar uma política pública de Estado a formação continuada de professores da educação básica, partindo do pressuposto que esta formação será de qualidade, é dar um passo em direção da melhoria da educação pública brasileira.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador:Jomar Ricardo da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação brasileirapt_BR
dc.subjectFormação continuadapt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.titleFormação continuada de professores da educação básica: o cenário brasileiropt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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