Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4757
Título: | Formação continuada de professores da educação básica: o cenário brasileiro |
Autor(es): | Freitas, Pedro Raunny Jovem de |
Palavras-chave: | Educação brasileira Formação continuada Professores |
Data do documento: | 21-Ago-2014 |
Resumo: | O presente trabalho analisa o tema formação de professores da educação básica, em específico no Brasil. O objetivo deste estudo é investigar o real cenário da formação de professores de educação básica, buscando identificar como é formulada e desenvolvida esse tipo de formação pelos órgãos competentes. Este estudo justifica-se devido o cenário atual brasileiro de baixa qualidade da escola pública, e busca estudar fatores que possam melhorar a educação é sempre válido. O método utilizado foi à abordagem qualitativa, com relação ao tipo, a pesquisa foi descritiva e exploratória, e a técnica empregada foi à pesquisa bibliográfica. O resultado encontrado foi que a formação continuada de professores da educação básica no Brasil possui algumas facetas. Enquanto em locais onde existe tradição em se trabalhar o tema, alguns avanços foram encontrados, porém nestes locais os órgãos responsáveis erram pelo centralismo, ou seja, centralizam demais o processo, não escutando os professores cursistas, e assim, não atendendo as demandas dos mesmos, ou deixa aos cursistas livres demais para conduzirem o processo, e por falta de experiência e de formação para essa condução, o processo acaba por não ser tão válido quanto deveria ser. Já nos locais onde não existe tradição em formação continuada, o poder público busca em entidades privadas a solução para a questão. Só que, em muitos casos, interesses externos se sobrepõem aos interesses públicos da educação e formações de qualidade duvidosa são ministradas aos professores e quem perde com isso é a educação pública. Portanto, conclui-se que a qualidade do ensino nas escolas públicas brasileiras está abaixo do ideal e medidas devem ser tomadas urgentemente para que esse cenário possa vir a mudar. Tornar uma política pública de Estado a formação continuada de professores da educação básica, partindo do pressuposto que esta formação será de qualidade, é dar um passo em direção da melhoria da educação pública brasileira. |
Descrição: | FREITAS, Pedro Raunny Jovem de. Formação continuada de professores da educação básica: o cenário brasileiro. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2014. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4757 |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Pedro Raunny Jovem de Freitas.pdf | Pedro Raunny Jovem de Freitas | 551.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.