Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4770
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Josicleide Maria da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-21T18:24:52Z | - |
dc.date.available | 2014-08-21T18:24:52Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-21 | - |
dc.identifier.other | CDD 306.44 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4770 | - |
dc.description | OLIVEIRA, Josicleide Maria da Silva. O valor atribuído à variação linguística: um olhar sobre o ensino fundamental da rede estadual na cidade de Sousa – PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização em Fundamentos da Educação: Práticas Pedagógicas Interdisciplinares)- Universidade Estadual da Paraíba, Sousa, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O ensino de Língua Portuguesa tem priorizado por muito tempo a variedade estabelecida como padrão, provocando muitas vezes a marginalização das demais variedades. Diante disso, o presente trabalho de investigação tem como objetivo refletir sobre o valor e o tratamento dado por professores de Língua Portuguesa ao trabalho com a variação linguística no contexto de sala de aula, no que se refere ao segundo segmento do Ensino Fundamental, levando em consideração o posicionamento dos professores que atuam em três escolas localizadas na cidade de Sousa (PB), a saber: a Escola Estadual de Ensino Fundamental André Gadelha, a Escola Estadual de Ensino Fundamental Antônio Teodoro Neto e a Escola Estadual de Ensino Fundamental Batista Leite. Neste estudo, além de analisar como o referido ensino se configura na atualidade, busca-se destacar a importância de se considerar a diversidade e a diferença como formas de favorecer a oferta de um ensino democrático e igualitário, que valorize o conhecimento prévio apresentado pelo aluno, e que vise o desenvolvimento da competência comunicativa do mesmo. O estudo foi conduzido através da apropriação de reflexões teóricas e leituras de autores que abordam a temática com propriedade, a exemplo de Marcos Bagno, Bortoni-Ricardo e Magda Soares, seguido de pesquisa realizada através de questionário. Após as análises e reflexões com base nos dados obtidos, verificou-se que os professores concordam com a relevância de se trabalhar com a variação da língua, embora tenha sido possível observar ainda alguns resquícios próprios do ensino tradicional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador:Maria Fernandes de Andrade Praxedes | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Língua Padrão | pt_BR |
dc.subject | Variação Linguística | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.title | O valor atribuído à variação linguística: um olhar sobre o ensino fundamental da rede estadual na cidade de Sousa – PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Josicleide Maria da Silva Oliveira.pdf | Josicleide Maria da Silva Oliveira | 445.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.