Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4774
Título: Influência das lâminas de irrigação e adubação orgânica no cultivo de girassol em condições semiáridas
Autor(es): Véras, Mário Leno Martins
Palavras-chave: Oleaginosa
Disponibilidade hídrica
Urina de vaca
Biofertilizante
Data do documento: 22-Ago-2014
Resumo: O girassol é uma cultura muito importante economicamente, uma vez que, seu óleo é utilizado em vários setores, dentre eles na produção de biodiesel. Exige boas quantidades de água para o bom desenvolvimento, aumentando a necessidade hídrica conforme fase fenológica. Neste contexto, objetivou-se com este trabalho estudar a influência das lâminas de irrigação e adubação orgânica no cultivo de girassol em condições semiáridas. A pesquisa foi conduzida em condições de campo, no Centro de Ciências Humanas e Agrárias pertencente à Universidade Estadual da Paraíba, no município de Catolé do Rocha – PB. O delineamento experimental adotado foi o de blocos casualizados, num arranjo fatorial de 4 x 2 com 4 repetições totalizando 8 tratamentos e 32 parcelas experimentais. Os tratamentos foram referentes a quatro lâminas de irrigação (L1= 50%; L2= 75%; L3= 100% e L4= 125% da NIL) e dois tipos de fertilizantes orgânicos (T1= Biofertilizante comum e T2= Urina de vaca). As variáveis analisadas foram: altura da planta, diâmetro caulinar, número de folhas, área foliar unitária, área foliar da planta e altura do capítulo. Os dados foram analisados e interpretados a partir das análises de variância (Teste F) e pelo confronto de médias do teste de TUKEY. As análises estatísticas revelaram significância estatística das lâminas de irrigação para as variáveis, altura de planta, diâmetro caulinar, número de folhas, área foliar unitária e da planta, exceto para altura do capítulo, aos níveis de 0,05 e 0,01 de probabilidade pelo teste F. Observou-se que os tipos de fertilizante orgânicos apenas exerceu efeito significativo na área foliar única. As plantas de girassol catissol-1 responderam positivamente a aplicação de lâminas de irrigação, com destaque para a lâmina de 125% da NIL. Os fertilizantes orgânicos não interferiram no crescimento do girassol catissol-1, no entanto, a aplicação do biofertilizante não enriquecido favoreceu as variáveis agronômicas do girassol catissol-1.
Descrição: VÉRAS, M. L. M. Influência das lâminas de irrigação e adubação orgânica no cultivo de girassol em condições semiáridas. 2014. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Agrárias)- Universidade Estadual da Paraíba, Catolé do Rocha, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4774
Aparece nas coleções:61 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Mário Leno Martins Véras.pdf1.03 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.