Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4797
Título: Diagnóstico da degradação no percurso do Riacho Curimataú: uma análise sócio-ambiental
Autor(es): Alves, Joseline da Silva
Palavras-chave: Degradação hídrica
Espansão urbana
Riacho Curimataú
Data do documento: 25-Ago-2014
Resumo: A água é um recurso natural essencial para a manutenção da vida no planeta, sendo utilizada no consumo humano, industrial, na agricultura e pecuária, e como fonte para gerar energia, deixando evidente a sua importância e a necessidade de preservação e o uso consciente dos recursos hídricos. O riacho Curimataú está localizado no estado da Paraíba, tendo sua nascente no município de Mogeiro. Suas águas cortam também os territórios de Itabaiana, Gurinhém, São José dos Ramos, Sobrado e Pilar (sendo o responsável pela delimitação física do território administrativo desses municípios), indo desaguar no Rio Paraíba 5 km após ter saído dos limites do município de Sobrado, em São Miguel de Taipu. A pesquisa objetiva analisar os fatores que levam ao processo de degradação do riacho Curimataú, bem como seus reflexos sobre a qualidade de vida da população circunvizinha, levando em consideração os processos ambientais, históricos, econômicos, sociais que influenciam na dinâmica natural do riacho e seus reflexos sobre as comunidades que dependem direta ou indiretamente de suas águas. Observa-se que o destino inadequado dos rejeitos provenientes das comunidades localizadas no decorrer do curso do riacho, tem interferido na dinâmica natural desse canal hídrico, facilitando o aparecimento de problemas como o assoreamento, provocados pela degradação da mata ciliar, ocupação e uso das planícies fluviais, diminuição da qualidade da água, bem como a redução da biodiversidade aquática, devido ao lançamento de resíduos sólidos e efluentes domésticos sobre seu leito. O processo de poluição das águas do riacho, a cada dia que passa vem recebendo mais esgoto doméstico, provocado principalmente pelo aumento populacional nos sítios urbanos que crescem nas adjacências do riacho, causando a queda da qualidade da água e a possível redução de espécies vegetais e animais que vive em suas águas.
Descrição: ALVES, J. da. S. A. Diagnóstico da degradação no percurso do Riacho Curimataú: uma análise sócio-ambiental. 2014. 57f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4797
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Joseline da Silva Alves.pdfJoseline da Silva Alves1.66 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.