Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4810
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Lucineide Amaro da | - |
dc.date.accessioned | 2014-08-25T11:45:20Z | - |
dc.date.available | 2014-08-25T11:45:20Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4810 | - |
dc.description | SILVA, L. A. da. As dificuldades de ensino e aprendizagem na leitura. 2014. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho refere-se a realidade da educação de jovens e adultos (EJA) na zona rural de Cuitegi. O universo pesquisado é a Escola Municipal Carolina de Farias Pimentel. A pesquisa aponta a dificuldade no desenvolvimento da leitura dos alunos da EJA. A educação de jovens e adultos, enquanto modalidade da Educação Básica atende um perfil de educandos diversificados e heterogêneos. É comum os professores, por estarem inseridos nesse cotidiano escolar, retratarem uma realidade de insegurança, medo, angustia e sentirem-se incapazes de dar conta de um processo de ensino/ aprendizagem de qualidade e transformador. Temos como objetivo geral: Analisar os fatores que dificultam o desenvolvimento da aprendizagem na leitura dos alunos da educação de jovens e adultos. E como objetivos específicos: Identificar a relação entre as práticas de leitura e os processos de aprendizagem dos alunos; Diagnosticar os problemas que interferem no desenvolvimento da leitura. Utilizamos para a realização dessa pesquisa, foi feita inicialmente uma visita à escola, de forma a identificar o objetivo da pesquisa, identificando a dificuldade que o aluno de EJA apresenta ao desenvolver a leitura. Com base em nossas pesquisas percebemos que a Educação de Jovens e Adultos na zona rural, ainda é escassa. O que exige do professor um olhar mais detalhado sobre os interesses e da cultura dos educandos. Pois, na maioria das vezes os professores não pertencem aquela localidade, vivem na cidade e deslocam-se até lá para trabalhar. Dessa forma dificulta o processo ensino e aprendizado na educação de jovens e adultos. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Luana Anastácia Santos de Lima | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Dificuldade no desenvolvimento da leitura | pt_BR |
dc.title | As dificuldades de ensino e aprendizagem na leitura | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Lucineide Amaro da Silva.pdf | Lucineide Amaro da Silva | 337.08 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.