Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4811
Título: Ensino de geografia: uma perspectiva sobre a formação do professor
Autor(es): Calixto, Marcicleide
Palavras-chave: Professores
Formação docente
Ensino da geografia
Data do documento: 25-Ago-2014
Resumo: O professor é o principal agente da educação escolar na formação dos educando, pois como mediador pode facilitar ou desestimular a aprendizagem. A implantação do curso de Estudos Sociais em substituição às licenciaturas de geografia e história, formava professores com deficiências teóricas e práticas, que confundiam o objeto e o método de estudos das duas disciplinas, desvalorizando o saber geográfico. Ensinar a disciplina de geografia envolve trabalhar simultaneamente as opções teórico-metodológicas, é necessário traçar o mapa da crise da formação docente desenvolvendo uma perspectiva teórica e prática para a formação inicial dos professores de Geografia e sua organização para a solução da mesma. A melhoria da educação e do ensino da geografia deve ter como objetivo propiciar ao aluno da educação básica, a alfabetização geográfica e análise, reflexão e crítica do espaço geográfico. Os educando devem compreender os conceitos geográficos valorizandoos, assim como o profissional da educação e para isso a formação inicial reflexiva do professor é de fundamental importância. O trabalho docente constitui o exercício profissional do professor e este é o seu primeiro compromisso com a sociedade, sua responsabilidade é preparar os alunos para se tornarem cidadãos ativos e participantes na família, no trabalho, na vida social, cultural e política.
Descrição: CALIXTO, M. Ensino de geografia: uma perspectiva sobre a formação do professor. 2014. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4811
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marcicleide Calixto.pdfMarcicleide Calixto347.89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.