Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4812
Título: Uso e cobertura do solo do município de Dona Inês/PB, com base nos sistemas de informações geográficas (SIGs)
Autor(es): Andrade, Espedita Macena de
Palavras-chave: Uso do solo
SIGs
Cobertura do solo
Data do documento: 25-Ago-2014
Resumo: O solo é um dos bens mais preciosos de nosso planeta e desempenha funções vitais à nossa existência. O estudo sobre seu uso consiste em buscar conhecer a forma como a área de interesse é utilizada, permitindo uma caracterização das interações antrópicas com o meio ambiente, constituindo-se como uma representação espacial dessas interações. O presente trabalho tem como objetivo analisar o uso dos solos do município de Dona Inês/PB com base nos Sistemas de Informações Geográficas (SIGs) identificar os tipos de uso dos solos e a forma que o mesmo vem sendo usado. Para realização do trabalho foram adquiridas imagens do satélite CBERS-2B e utilizadas técnicas de geoprocessamento e sensoriamento remoto. O Sistema de Informação Geográfica utilizado foi o SPRING, no qual foi feita a classificação supervisionada MAXVER que propiciou a elaboração do mapa de uso e cobertura do solo do município de Dona Inês, onde foi possível identificar as seguintes classes: vegetação densa, cultura agrícola temporária/pastagem, solo exposto e água. A vegetação densa corresponde às matas existentes no município e representa 51,01% da área total do município. A cultura agrícola temporária/pastagem corresponde a 40,89% da área estudada e refere-se às áreas onde houve intervenção humana para uso da terra na agricultura e pastagem, seja ela natural ou plantada. A classe solo exposto possui um percentual pequeno, apresenta 7,18% da área total estudada e está dividida em áreas construídas, afloramento rochoso ou extração mineral e solo realmente exposto. A classe água representa 0,18% da área total do município onde é representada pelos reservatórios de água como açudes, tanques de pedras e lagoas. Todos os usos dos solos realizados na área em estudo apresentam algum sinal de degradação que traz consequências tanto ao solo quanto às pessoas que vivem da terra que cultivam. Daí a importância de se utilizar ferramentas como os SIGs para espacializar as áreas degradadas, mapear áreas mais favoráveis para determinados usos tal como a agricultura, contribuir para o monitoramento ambiental e fornecer subsídios para um bom uso dos recursos naturais, de forma a garantir a qualidade de vida das gerações futuras, uma vez que o banco de dados criado pode ser atualizado a qualquer momento para futuros trabalhos.
Descrição: ANDRADE, E. M. de. Uso e cobertura do solo do município de Dona Inês/PB, com base nos sistemas de informações geográficas (SIGs). 2014. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4812
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Espedita Macena de Andrade.pdfEspedita Macena de Andrade3.51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.