Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/4815
Título: O crescimento urbano e a questão ambiental no município de Dona Inês-PB
Autor(es): Galdino, Gilvanete de Lima
Palavras-chave: Crescimento urbano
Êxodo rural
Problemática ambiental
Data do documento: 25-Ago-2014
Resumo: O presente trabalho trata a respeito do processo de urbanização, pois atualmente o tema é bastante discutido devido aos inúmeros problemas detectados pela falta de planejamento na ocupação dos espaços. Segundo Bezerra e Mariano Neto (2013) o crescimento das cidades sem o mínimo planejamento como o ordenamento das ruas e infraestrutura, pode ocasionar consequências que prejudicarão os habitantes. Para os autores o planejamento urbano é importante na organização da cidade, pois o mesmo não irá resolver os problemas dessa sociedade, mais poderá evitar muitos outros problemas. Esse aumento populacional urbano tem causado cenários de degradação ambiental, pessoas vivendo em locais sem o mínimo de infraestrutura como falta de saneamento básico. O objetivo do presente trabalho monográfico é analisar o processo de urbanização e concentração da população no município de Dona Inês-PB, desde sua criação até os dias atuais. Ao longo da pesquisa foi refletido sobre o crescimento urbano da cidade, tentando localizar o que ocasionou este crescimento, assim como os problemas que surgiram através do mesmo e se houve desenvolvimento a partir deste aumento da população. Também analisou-se a problemática ambiental do município em virtude de que o processo de urbanização não se separa da questão ambiental, vista do grande impacto que o crescimento urbano tem causado sobre a natureza. Foram realizadas entrevistas com pessoas vindas da zona rural buscando-se informações a respeito do porque se deslocaram para morar na zona urbana. Através da pesquisa foi constatado que o aumento da população urbana foi proveniente do êxodo rural e que a falta de planejamento é visível pelos problemas encontrados como, por exemplo, fumaça tóxica oriunda da queima de resíduos sólidos e pó da jazida mineral situada no perímetro urbano.
Descrição: GALDINO, G. de. L. O crescimento urbano e a questão ambiental no município de Dona Inês-PB. 2014. 44f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia)- Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2014.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/4815
Aparece nas coleções:43 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Gilvanete de Lima Galdino.pdfGilvanete de Lima Galdino2.17 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.